O  festival Olhar de Cinema dá início à 9º edição nesta quarta (7), contando com a programação inteiramente online por conta da pandemia. Além da exibição de 78 filmes, serão oferecidos seminários gratuitos, que poderão ser acessados diretamente do seu computador ou dispositivo móvel. O festival segue até 15 de outubro.

O evento, que vem sendo organizado desde o início do ano, traz uma nova oportunidade para quem não conseguia visitar as salas de cinema em tempos ‘normais’. Nesta edição, o material ficará disponível das 6h do dia da exibição até 5h59 do dia seguinte. Assim, há a possibilidade de se organizar de acordo com a sua própria agenda. Além disso, para substituir o clássico bate-papo que ocorre após as sessões, foram disponibilizadas entrevistas exclusivas com a equipe do filme. Dessa forma, o espectador poderá fazer uma reflexão depois de assistir o conteúdo, ou apenas decidir se aquele filme vai de encontro com suas preferências.

Apesar de apresentar um catálogo amplo, é importante lembrar que as obras que compõem o Olhar de Cinema procuram seguir uma vertente experimental, trazendo temáticas atuais e que geram reflexão. “Em linhas gerais, são filmes que se arriscam, e que são urgentes de serem feitos e vistos”, conta Antônio Gonçalves Junior, Diretor Artístico do festival.

Outra novidade desta edição é que ela propõe uma abordagem mais acessível, trazendo alguns filmes com audiodescrição e libras. “Sempre foi uma vontade nossa, mas poucas empresas prestavam esse serviço e ficava muito caro. Esse ano, encontramos parceiros super afim de fazer, e fizemos teste. Já que estamos online, o online permite que a gente coloque mais sessões e atividades com acessibilidade”, explica Junior.

Para quem gosta de se aprofundar nos assuntos, ainda serão oferecidos os seminários, realizados em parceria com a Mulheres do Audiovisual Paraná (MAP) e Cinema do Brasil, além de masterclass com Angela Schanelec e conversa aberta com Daniel Nolasco. Os encontros, que serão abertos, são para todos: “Os seminários são momentos de lançar reflexões sobre temas que achamos importantes, sempre trazendo temas atuais, interessantes e complementares aos filmes. Acredito que atendem a qualquer pessoa que queira assistir, não é muito técnico, são mais reflexivos. Nada que não se pesquise no google e não ache. São temas bem abrangentes”, descreve o Diretor. Para participar, é só acessar o site do Olhar de Cinema, adicionar os filmes e curtas ao carrinho, e, ao efetuar a compra, anotar os dados de sua conta para logar no dia da exibição, que serão enviados no seu e-mail. Não se esqueça de verificar a caixa de Spam.

O valor do ingresso é de R$ 5 por filme ou programa de curtas, estando sujeitos à lotação da sala virtual. Mais informações e a exibição dos filmes acontece AQUI.