
Com direção de Franco Verdoia (“La Vida Después”, “Contracapa”), “Lamaçal”, que conta com uma coprodução entre a brasileira GP7 Cinema, e as argentinas, Contentto People e El Carro Cine, tem estreia no Espaço Itaú de Cinemas do Rio de Janeiro, de São Paulo e no Cine Passeio, de Curitiba, no dia 28 de outubro.
“Lamaçal” acompanha a trajetória de Pablo (Esteban Meloni) que vai de encontro com temores de infância durante uma viagem de férias com a família. Confrontado pela ironia do passado, ele decide permanecer, frente a seus medos, na tentativa de reconstruir lembranças que condicionaram toda sua vida.
O longa-metragem tem distribuição da Elo Company e participou da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2020. “Lamaçal” explicita a existência de um segredo quase como um personagem principal da trama, ao acompanhar as mudanças comportamentais de Pablo frente ao medo de algo, de alguém, de um acontecimento, de uma lembrança. Seu receio se alastra até sua esposa Kelly (Raquel Karro) e seu filho João (Rodrigo Silveira), que têm de lidar com o desconhecido.
Além de Esteban Meloni, Raquel Karro e Rodrigo Silveira, o elenco ainda conta com Gabriel Goyti e Gladys Florimonte.
“Que tipo de vestígios um acontecimento traumático da infância deixa? Como esse trauma pode ser ativado no presente? O que aconteceria se na vida adulta nos encontrássemos com uma pessoa que, na infância, nos fez muito mal? Essas são algumas das questões que desencadearam o dispositivo narrativo do filme. Queria fazer um filme que incomodasse o espectador, porque é justamente esse desconforto que nos permite continuar falando sobre um tema tão necessário. Lamaçal é uma história biográfica e pessoal, que virou ficção”, comenta o diretor, Franco Verdoia.
Sinopse
Em meio às férias com a família, Pablo vive um inesperado reencontro que atualiza seu trauma de infância. Confrontado pela ironia do acaso, ele inicia um perturbador retorno às paisagens de sua infância, arrastando nesse processo a companheira Raquel e o filho João. Pablo decide permanecer ali, recuperando um vínculo passado para alterar uma recordação que condicionou toda sua vida.
Ficha Técnica
Formato: Longa-metragem
Tipologia: Ficção
Diretor: Franco Verdoia
Duração: 1:37:00
Gênero: Drama
Roteirista: Franco Verdoia
Produção: GP7 Cinema LTDA
Coprodução: Contentto People SRL e El Carro Cine
Distribuição: Elo Company
Ano de finalização: 2020
Elenco: Estaban Meloni, Raquel Karro, Gabriel Goyti, Rodrigo Silveira e Gladys Florimonte
Sobre o diretor
FRANCO VERDOIA: Sou um cineasta que começou sua formação em teatro, primeiro como ator, depois como dramaturgo e diretor. Interessa-me o cruzamento de linguagens, o trabalho do ator no palco, a fotografia como suporte estético. Meu olhar está fixo em meu entorno imediato, em minha família e laços emocionais; Esse é o imaginário no qual implanto meu trabalho: a cidade onde nasci e cresci, o bairro e sua gente, o lugar de nascimento, meus amigos de infância. Em meus materiais, o passado é um elemento vital e dinâmico. Um fulcro sobre o qual o presente é construído. Sempre há um personagem que retorna e outro que sai. Estou perturbado com os vestígios do passado e seus efeitos na vida cotidiana. Memória.
Sobre as produtoras
GP7 CINEMA
Desde 2001 criando e produzindo obras audiovisuais de conteúdo em diversos formatos. Nestas duas décadas de atuação, desenvolvemos uma sólida estrutura para atender projetos audiovisuais de variados portes e tipologias, contando com uma ampla rede de artistas e técnicos colaboradores em vários cantos do Brasil e no exterior, consolidando nessa trajetória uma grande experiência e um portfólio com mais de 50 obras audiovisuais lançadas.
Destaque para a série de ficção “Contracapa” (AXN, TV Brasil e Prime Video), o longa-metragem de ficção “Lamaçal” (coprodução Brasil/ Argentina), o longa-metragem documental “Iván” (Prime Video) e a minissérie documental “Um Lugar para Chamar de CEU” (TV Brasil e Canal Futura).
CONTENTTO
Produtora independente com mais de 15 anos de experiência na indústria audiovisual, na qual se alternam a produção de documentários e longas-metragens de ficção, buscando sempre desenvolver alianças estratégicas para gerar conteúdo autoral com projeção internacional.
Alguns dos projetos realizados: VICENTA de Dario Doria, longa-metragem de ficção; LA CHANCHA de Franco Verdoia, longa-metragem de ficção, Argentina / Brasil; NOBODY IS WATCHING de Julia Solomonoff, Argentina/Brasil/Colombia; PENDULAR de Julia Murat, longa-metragem de ficção, Argentina/Brasil; MAGALLANES de Salvador del Solar, longa-metra ficção, Argentina/Perú/Colombia/España, mais de 30 festivais internacionais (Goyas, Toronto, San Sebastian – Prêmio CNC, Chicago, Huelva – melhor filme, Manhheim – melhor roteiro, Miami, Lima – melhor atriz.
EL CARRO CINE
El Carro é uma empresa que desenvolve e produz conteúdo audiovisual para diferentes públicos e plataformas de exibição. Criada em 2008, em Córdoba Argentina, pela produtora executiva María Inés Moyano, responsável pelo desenvolvimento, produção e distribuição de projetos e Rosendo Ruiz, roteirista e diretor audiovisual. Oferece desde serviços de produção até criação de conteúdo (filmes, séries de ficção e documentários).
Principais filmes lançados:
– De Caravana, (2010) longa-metragem de ficção. Direção: Rosendo Ruiz. Seleção “Concurso Internacional” Festival Internacional do 25º Mar del Plata, Prêmio do Público e menção especial FEISAL como direção. Seleção “Panorama” XXIII Rencontres Cinémas d’Amerique Latine de Toulouse. Seleção “seção vitrine”, Filmfest Hamburgo. Seleção “Seção Competição Espírito Livre” 27º Festival Warsav. Seleção Oficial 18º Festival Internacional de Cinema de Valdivia.
– Tres D, (2013) longa-metragem de ficção. Direção: Rosendo Ruiz. Seleção “Bright Future” 43º do Festival Internacional de Rotterdam. Seleção “Competição Argentina” BAFICI 16.
– Todo el tiempo del Mundo, (2014) longa-metragem de ficção. Direção: Rosendo Ruiz. Co-produção com a Escuela Italo Argentina Dante Alighieri. Seleção Work in Progress do 29º Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata. Seleção “Competição Argentina” BAFICI 17.
– Maturita (2015), longa-metragem de ficção. Dirigido por Rosendo Ruiz. Co-produção com a Escuela Italo Argentina Dante Alighieri. Seleção “Torne-se Grande” BAFICI 18. Seleção “América Latina em perspectiva ”38º Festival do Novo Cinema Latino Americano em Havana.
– Lamaçal (2020) dirigido por Franco Verdoia. Coprodução Brasil / Argentina.
Sobre Elo Company
A ELO Company é uma criadora, produtora e distribuidora de conteúdo audiovisual, que tem a missão de gerar experiências potentes, entreter, emocionar e ampliar a visão de mundo das mais diversas audiências. Há 15 anos no mercado e com mais de 500 títulos lançados, a ELO conta com três unidades de negócio: desenvolvimento e produção de conteúdo; lançamento e programação; licenciamento e video on demand. Durante os últimos anos, a empresa lançou o primeiro Vimeo original LATAM e conteúdos em mais de 40 plataformas em todo o mundo,