Os filmes “Jussara” e “Fabulosos João e Maria” (Divulgação)

De 14 a 22 de junho, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba chega em sua 12ª edição. O evento, que ocupará as salas de cinema do Cine Passeio e do Cineplex Novo Batel, reúne um total de 87 filmes, entre longas e curtas-metragens. Entre eles, estão as produções que compõem a Mostra Pequenos Olhares, direcionada às crianças, com o intuito de apresentar um espaço aberto para os jovens espectadores viverem a experiência do festival, como formação de espectadores, contemplando também filmes para toda a família.
O longa-metragem selecionado é a animação brasileira de Arnaldo Galvão, “Fabulosos João e Maria”, inspirada no conto do Irmãos Grimm. A produção, que já passou por inúmeros festivais de animação e infantis pelo mundo, aposta na reflexão de ideias para serem discutidas com pais e professores. E se a Bruxa não esperasse as crianças se perderem na floresta? E se ela provasse os problemas financeiros para que as crianças tivessem que pedir sua ajuda? E se a Bruxa fosse alguém tão agradável que todos permitissem que ela entrasse em suas casas?
“Fabulosos João e Maria” será exibido nos dias 17 e 18 de junho (sábado e domingo), às 10h30, no Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro). As sessões são gratuitas e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início da exibição.
Serviço:
12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Data: 14 a 22 de junho de 2023
Ingressos disponíveis a partir do dia 1º de junho. Ingressos para o filme de abertura já disponíveis.
Site oficial: www.olhardecinema.com.br
Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema

Confira os oito curtas-metragens que completam a Mostra Pequenos Olhares
As produções serão exibidas nos dias 16 e 20 de junho, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba). As sessões são gratuitas
‘A Menina e o Mar’ (Dir. Gabriel Mellin | Brasil |18 min) –
Um dia de passeio entre mãe e filho.
Trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/a-menina-e-o-mar/
Exibição: dia 20 de junho (terça-feira), às 9h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).
‘A Pedra Mágica’ ( Dir. Paula Herreras Vivas | Argentina |8min) – Uma jovem em uma praia distante cria um laço único com o mar, que a presenteia com uma pedra mágica. Trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/a-pedra-magica/
Exibição: dia 16 de junho (sexta-feira), às 14h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).
‘Coelhitos e Gambazitas’ (Dir. Thomas Larson | Brasil |10 min) – Pelo ponto de vista do irmão mais velho, a história tem como pano de fundo o segundo casamento do pai e a formação de uma nova família com a madrasta e sua filhinha bebê.
Trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/coelhitos-e-gambazitas/
Exibição: dia 20 de junho (terça-feira), às 9h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).
‘De Miau a Pior’ (Dir. Rodrigo Toporov |Brasil | 4 min) – Um gato azarado vive em constante mau-humor, até que uma situação inusitada o faz se perder de casa e conhecer um otimista vira-lata caramelo que lhe propõe um novo jeito de olhar a vida.
Trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/de-miau-a-pior/
Exibição: dia 20 de maio (terça-feira), às 9h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).
‘Diafragma’ (Dir. Robson Cavalcante | Brasil | 10 min) – Carlos, uma criança muito criativa, sempre considerou seus olhos como sua maior fonte de diversão.
Trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/diafragma/
Exibição: dia 16 de junho (sexta-feira), às 14h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).
‘Elo’ ( Dir. Ainslie Henderson | Escócia |9 min) – Três espíritos da floresta exploram os conflitos humados causados por criatividade, possessividade e desejo por status
Trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/elo/
Exibição: dia 20 de junho (terça-feira), às 9h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).
‘Jussara’ ( Dir. Camila Ribeiro | Brasil | 8 min) – Jussara é uma contadora de histórias que mora em uma pequena vila, onde é querida e respeitada por todos.
Trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/jussara/
Exibição: no dia 16 de junho (sexta-feira), às 14h, no no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).
‘Teo, o Menino Azul’ (Dir. Hygor Amorim | Brasil |10 min) – Teo é um menino inconformado com os problemas do mundo e com o egoísmo da humanidade. Após um sonho, ele tem uma ideia fantástica de como resolver esses desafios e trazer paz ao mundo.
Trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/teo-o-menino-azul/
Exibição: exibido no dia 16 de junho (sexta-feira), às 14h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).

Online e gratuito

De 20 de junho a 4 de julho, por meio de uma parceria com o Itaú Cultural Play, diversos curtas brasileiros selecionados para o festival serão exibidos de forma online e gratuitas pela plataforma de streaming.
‘Fabulosos João e Maria’ (Dir. Arnaldo Galvão | Brasil |90 min)
Produção: Arnaldo Galvão
Roteiro: Flávio de Souza
Direção de Fotografia: Arnaldo Galvão
Montagem: Arnaldo Galvão
Som: Luiz Macedo
Compositor: Luiz Macedo
Direção de Arte: Eloar Guazzelli
Sobre Arnaldo Galvão: Arnaldo Galvão trabalha com animação desde 1980. Produziu e dirigiu curtas metragens, filmes publicitários e educativos, conteúdos premiados e exibidos em festivais como Annecy, Ottawa e Rotterdam.
‘A Menina e o Mar’ (Dir. Gabriel Mellin | Brasil |18 min)
Produção: Gabriel Mellin
Roteiro: Gabriel Mellin
Elenco: Lorenzo Papa, Yasmin Praddo, Bibiana Rozenbaum
Direção de Fotografia: Dudu Mafra
Montagem: Ricardo Pate, Gabriel Mellin
Som: Victor Hugo
Compositor: Paulo Francis Paes
Direção de Arte: Grazi Eckert
Festivais: Cannes Shorts, Best Indie Films
Sobre Gabriel Mellin: Gabriel Mellin, nomeado como Melhor Direção no Cannes Shorts, é um premiado diretor com filmes como: ‘A Menina e o Mar’, que ganhou vários prêmios pelo mundo, ‘Rio Mumbai’, ‘Konder’ (Canal Curta!), ‘Beth Carvalho: Coração em Festa’ (Canal Brasil), ‘
‘A Pedra Mágica’ ( Dir. Paula Herreras Vivas | Argentina |8min)
Produção: Paula Herrera Vivas
Roteiro: Paula Herrera Vivas
Elenco: Sofia Santillán
Direção de Fotografia: Paula Herrera Vivas, Kechua Martinez
Montagem: Paula Herrera Vivas
Som: Luciana Foglio
Compositor: Héctor Painen, Renken Kurvwentru
Festivais: La mujer y el cine
Direção de arte: Paula Herrera Vivas, Emilce Avalos
Sobre Paula Herrera Vivas: Artista visual, animadora e professora. Sua produção é baseada no experimental e no feminino, abordando personagens e ambientes em sua diversidade. Seus curtas-metragens, entre os quais se destaca ‘Blanca tu Humididad’ (2009), percorrem festivais nacionais e internacionais.
‘Coelhitos e Gambazitas’ (Dir. Thomas Larson | Brasil |10 min)
Produção: Gabriela Pascal
Roteiro: Thomas Larson
Elenco: Otto Larson, Tom Larson, Helena Pascal
Montagem: Priscila Limonta
Som: Duda Larson
Compositor: Duda Larson
Direção de Arte: Thomas Larson
Festivais: 1º Festival de Cinema de Coxixola – Paraíba
Sobre Thomas Larson: Thomas Larson é cartunista e animador. Entre seus trabalhos mais recentes estão direção de animação na Coala Filmes, na série de TV ‘Angeli The Killer’ (2016 e 2020) e no longa-metragem ‘Bob Cuspe’ (2021). Dirigiu a primeira temporada da série ‘Gildo’, voltada para o público pré-escolar. Atualmente faz parte da equipe que desenvolve animações para o programa ‘BBB 23’.
‘De Miau a Pior’ (Dir. Rodrigo Toporov |Brasil | 4 min)
Produção: Caio Parente Boyadjian , Helena Figueiredo Ferrão
Roteiro: Rodrigo Lobato Toporov
Montagem: Kauê Siqueira Braga Costruba
Som; Kauê Siqueira Braga Costruba
Direção de arte: Rodrigo Lobato Toporov
Sobre Rodrigo Lobato Toporov: Rodrigo Lobato Toporcov (nome artístico Topor) nasceu em 2002 e atualmente estuda Cinema e Animação na Fundação Armando Alvares Penteado.
‘Diafragma’ (Dir. Robson Cavalcante | Brasil | 10 min)
Produção: Renah Berindelli
Roteiro: Robson Cavalcante
Montagem: Robson Cavalcante
Som: Emmanuel Sapulha
Sobre Robson Cavalcante: Formado em Música pela UFPB, Robson Cavalcante é sócio cofundador da produtora Cana Filmes. Escreveu e dirigiu, juntamente com Claudemir Silva, o curta ‘Trem Baiano’, documentário vencedor dos prêmios de Melhor Contribuição Artística e Olhar Crítico na VIII Mostra Sururu de Cinema Alagoano
‘Elo’ ( Dir. Ainslie Henderson | Escócia |9 min)
Produção: Will Anderson
Sobre Ainslie Anderson: Ainslie Henderson é escritor, diretor, e animador. Em 2012 ganhou um BAFTA por seu trabalho de co-autoria no roteiro de ‘The Making of Longbird’. Os próximos curtas-metragens de Ainslie, ‘I Am Tom Moody’ e ‘Monkey Love Experiments’, foram indicados ao BAFTA
‘Jussara’ ( Dir. Camila Ribeiro | Brasil | 8 min)
Produção: Juliana Vieira
Roteiro: Camila Ribeiro
Elenco: Ana Cordeiro
Montagem: Bruna Carvalho
Som: Bob Bastos, Luciano Tucunduva
Compositor: Bob Bastos
Direção de arte: Raquel Rocha
Festivais: Mostra Tiradentes
Sobre Camila Ribeiro: Camila Ribeiro é roteirista de ‘Arroz de Hauçá’ – melhor roteiro de longa-metragem no Cabíria Festival 2021 e menção honrosa no FRAPA 2022. 2023.
‘Teo, O Menino Azul’ (Dir. Hygor Amorim | Brasil |10 min)
Produção: Recy Cazarotto
Roteiro: Diego M. Doimo
Montagem: Francis Fidélix
Som: Berimbau Estúdio
Compositor: Rodrigo Alexey
Direção de Arte: Lívia S. Francoio
Festivais: 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, 21º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, 2-ª FICI – Festival Internacional de Animação INfantil
Sobre Hygor Amorim: Hygor Amorim é sócio fundador e diretor da Oz Produtora (2002) e Oz Cultural (2007). Idealizador e diretor do Projeto Animando Vidas, dirigindo a produção de 6 curtas em animação.