Divulgação

Os músicos, bandas, técnicos de sons, de luz, roadies estão entre os trabalhadores mais afetados financeiramente com a pandemia de coronavírus. Com praticamente todos os bares fechados, eles não têm mais onde tocar e se sustentarem. Mas cada vez mais iniciativas surgem em Curitiba para ampará-los. 

Há uma mobilização para ajudar os técnicos profissionais dos setores de arte, cultura e entretenimento, como técnicos de som e luz e roadies que trabalham em Curitiba. O Grupo chamado Família Camisa Preta está arrecadando alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal para estes profissionais e sua famílias. Os contatos para doação são Lauro (Véio) 419957-9856, Márcio Henryque (Palmito) 41 99828-4295, Emerson (Bam) 41 988927354 e Evandro (41) 99904-1445

O Bardocelar foi a primeira casa noturna a se movimentar em Curitiba. Criou apresentações semanais com bandas locais dos mais diversos estilos transmitidos pelas redes sociais, a princípio bancando os cachês.  O projeto começou no dia 21 e continua firme. ‘A gente ficou muito sensibilizado com a situação das bandas, porque os funcionários nós vamos pagar durante a quarentana. Os músicos vão ficar muito tempo sem trabalho, e eles têm despesas, família como todos. São autônomos”, contou Cleber Rodrigo Affanio. Nesta quinta (2), está marcada uma roda de samba com o Grupo Contradição na Live do Bardocelar, a partir das 21 horas.  Quem quiser contribuir para o projeto pode depositar qualquer quantia nas contas: PicPay : @bardocelar e Banco Itaú:Agência 1538/ C/c 45885-0/ Bar e Lanchonete Affanio Ltda/ CNPJ 06073584/0001-01.

O Erva Doce Doceria Bar inicia, nesta quinta (2) uma campanha em prol de artistas curitibanos que não podem se apresentar devido à pandemia. Parte do faturamento total da empresa será destinada aos artistas cadastrados. Serão selecionados, semanalmente, grupos que receberão porcentagem das vendas do delivery.  O novo modelo de patrocínio funciona horizontalmente: a ideia é disponibilizar um canal de ajuda mútua entre a empresa, artista e consumidor. “Percebemos que muitas pessoas têm consciência, se comoveram com a situação dos artistas neste período difícil, mas não sabiam como ajudar. Agora sabem. As pequenas empresas, como a nossa, também têm sofrido bastante. Então por que não canalizar esforços para minimizar os traumas desta fase? Contatamos os artistas e enxugamos os preços para facilitar para os apoiadores do projeto também”, explica Rodrigo Carmo, idealizador da ação. A Erva Doce Doceria Bar não é casa de shows, mas organiza eventos mensais para prestigiar as artes, principalmente apresentações musicais. Reconhecido no Baixo São Francisco e região do Largo da Ordem pelos seus doces sensacionais, saboroso chope e pelas deliciosas coxinhas artesanais vem inovando sempre com criatividade e apoiando ações culturais no próprio espaço. Os almoços também compõem o cardápio com opções vegetarianas, veganas e tradicionais. No momento, está atendendo apenas pelo delivery. Para ajudar o projeto basta fazer qualquer pedido através dos telefones (e Whatsapp): (41) 99731-0637 e (41) 998662890. Os artistas que desejarem participar podem entrar em contato com o pessoal do bar pelas redes sociais.

Também está acontecendo o Festival Samba On Line, com transmissões e vídeos de artistas de Curitiba, que ainda busca patrocinadores para que os músicos sejam remunerados. Nesta quinta (2), às 19 horas, acontecerá show de Henriane Negreth, transmitido pelos perfis de Instagram @samba_curitiba ou @ondetemsambacwb. Músicos, intérpretes, compositores e produtores interessados em participar podem entrar em contato por mensagem nos perfis @samba_curitiba ou @ondetemsambacwbe patrocinadores também.