No imaginário brasileiro Jane sem Herondy é como Romeu sem Julieta: um não existe sem o outro! O que este imaginário desconhece é que o Brasil deve a Curitiba o primeiro laço desta união. Foi no Guaíra Palace Hotel, na praça Rui Barbosa, que Jane e Herondy trocaram os primeiros olhares, em 1967, quase uma década antes de ‘Não Se Vá’, a canção que os tornou inseparáveis aos olhos e ouvidos do público.

Jane formava com os irmãos Sidney e Roberto o grupo Os 3 Morais, identificado com a Bossa Nova e que interpretava músicas de Egberto Gismonti e dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle, entre outros compositores. Herondy era o que chamavam de crooner, o vocalista do conjunto de baile. Ele e ela vinham de São Paulo para uma apresentação com outros artistas, como o cantor Dick Farney. Não se conheciam, mas coincidiu de ficaram no mesmo hotel: o Guaíra. “Houve a inauguração de uma casa lindíssima em Curitiba, de três andares, tinha salão de chá e boate”, lembrou Jane em um papo por telefone, no ano passado, para a Rádio CBN Curitiba, com a jornalista Joyce Carvalho e com este que aqui escreve. “A noite de Curitiba era perfeita. Depois de São Paulo e do Rio de Janeiro, foi a primeira capital que conheci”, completou, entusiasmada. “Na saída para o show, fiz uma gracinha para ela, eu sou meio palhação (risos). Depois, fomos dançar e eu dei um beijão nela!”, disse Herondy na mesma conversa.

Jane e Herondy ainda não eram celebridades, mas a cantora já trabalhava com notáveis. “Nós (Os 3 Morais) éramos contratados da TV Record, para fazer ‘O Fino da Bossa’, com a Elis Regina, e depois o ‘Pra Ver a Banda Passar’, programa do Chico Buarque com a Nara Leão”. No mesmo ano em que conheceu Herondy, Jane cantou ‘Com Açúcar, Com Afeto’ e ‘Noite dos Mascarados’ no disco Chico Buarque de Hollanda – Volume 2. “ ‘Com Açúcar, Com Afeto’ foi a primeira música que o Chico fez para o universo feminino”, recordou com afeto a dona da voz presente neste lamento:

‘Você diz que é um operário
Sai em busca do salário
Pra poder me sustentar
Qual o quê
No caminho da oficina
Há um bar em cada esquina
Pra você comemorar
Sei lá o quê’

Jane e Herondy se casaram em 1970, mas no palco a dupla só nasceu em 1974 com a benção de outro casal: Airton e Lolita Rodrigues, dos programas ‘Clube dos Artistas’ (sextas-feiras) e ‘Almoço Com as Estrelas’ (sábados), da Rede Tupi de Televisão. “O Airton gostava muito de duplas e pediu para que eu levasse o Herondy, sugeriu que cantássemos juntos e a (gravadora) RCA nos chamou para gravar”, falou Jane para a CBN.

A canção que imortaliza a dupla foi originalmente um sucesso francês: ‘Tu T’en Vas’, um dueto de Alain Barrière (o autor) e Noelle Cordier, lançado em 1975. A versão brasileira, feita por uma letrista que assinava como Thina, chegou ao disco (um singelo compacto simples) e às rádios de todo o país no ano seguinte.

Claro que esta história iniciada em Curitiba não teve só flores. Houve até uma separação por cinco anos, mas no reencontro, em 2010, prevaleceram os versos de ‘Não Se Vá’:

‘Não se vá
Me dê uma chance
outra vez
Daqui pra frente,
tudo vai mudar
Me dê a mão,
com muito amor
E nova vida vamos começar’.