Considerada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) como a maior casa de estudante, autogerida e autofinanciada em toda a América Latina, a Casa do estudante Universitário do Paraná (CEU) apresenta, pela primeira vez, um registro oficial sobre suas contribuições na formação acadêmica de centenas de jovens universitários, a maioria oriundos de situações de vulnerabilidade, e que tiveram a oportunidade de estudar na cidade de Curitiba com o acolhimento da instituição.

Os jornalistas Zeca Corrêa Leite e Cláudia Santos constroem a narrativa através dos tempos, a partir de relatos de moradores e ex-moradores, oriundos de diferentes regiões do país, com base nas memórias e experiências vividas na casa. Além de retratar sua interação com a vida pública da cidade, a narrativa permeia diferentes eixos como a discussão sobre a permanência estudantil, retrata episódios marcantes do regime militar, a reconstrução da memória coletiva e do patrimônio histórico e a luta pela garantia da diversidade. A força estudantil, os desafios de uma gestão independente e o aumento da presença feminina nas Universidades no novo milênio também são alguns dos temas abordados, que fazem da CEU não apenas uma casa, mas uma referência de formação humana e profissional na vida acadêmica latinoamericana.

O livro institucional não segue uma linha cronológica, a narrativa está dividida em marcos históricos que dão fôlego ao acervo documental e resgatam as sete décadas de contribuições da CEU para a comunidade acadêmica em Curitiba. A produção da obra contou com a participação de uma equipe de estudantes da geração atual de moradores da casa para levantamento documental, supervisão dos professores do Departamento de História e do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná. O lançamento da obra está previsto para ocorrer virtualmente, no mês de agosto, em comemoração ao aniversário de 73 anos da instituição. Informações e interessados devem entrar em contato pelo email [email protected] para receber o link de acesso para o evento da organização. A participação é livre e gratuita.