
O Negritude UFPR, que acontece desde 2015, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e organizado pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad/UFPR), em parceria com a Coordenadoria de Cultura (COC/UFPR), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFPR) e a Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM/UFPR). A comissão organizadora também conta com alunes da Universidade, instituições parceiras, setores, grupos e coletivos da comunidade acadêmica da UFPR e dos movimentos negros da sociedade civil organizada. A programação do Negritude UFPR traz neste ano de 2022 uma programação plural e diversificada de temas que compõe o evento. A proposta permeia, em especial, novembro, mês da Consciência Negra, e busca promover o debate sobre a igualdade racial e a valorização da cultura negra. São 27 eventos já cadastrados, incluindo a abertura que acontecerá no dia 12 de novembro, com a Marcha do Orgulho Crespo.
O Movimento Orgulho Crespo é um movimento nacional, iniciado em São Paulo. Em Curitiba, a Marcha do Orgulho Crespo – MOC acontece desde 2016, uma das pioneiras no movimento. E conta com o apoio da UFPR a partir do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros NEAB-UFPR desde a sua primeira edição. O objetivo do evento é proporcionar a reflexão sobre o racismo estético que afeta a construção de subjetividades, empregabilidade, a marcha tem o intuito de denunciar o racismo e também de conscientizar a população em geral e oferecer momentos de troca de informações, técnicas e cuidados para a população negra de Curitiba e região.
A organização do MOC em Curitiba a Marcha é composta por três momentos:
Pela manhã (9h-12h): Atividade para crianças e responsáveis sobre cuidado com crespos. Atividades práticas com tecidos, pintura facial, desenhos com temática negra, teatro, contação de histórias, desfile de Penteados Afro. Neste ano de 2022, além dessas atividades, terá uma Encontro de Trancistas no Espaço do Penteado Afro, com inscrição prévia e certificado, além de oficina de dança para todas as idades.
No início da tarde (13h30-19h): Concentração para a caminhada na Boca Maldita e o percurso termina com um grande show na Praça Santos Andrade com artistas negros e negras de Curitiba.
Está prevista a participação do Reitor da UFPR, a partir das 17h30 às 18h30, por meio da cerimônia oficial de abertura do novembro negro UFPR.
Confira a programação completa nas redes sociais do evento: @marchaorgulhocrespocwb.
Ainda, durante a semana, de 08 a 11.11, outras atividades abertas ao público, acontecerão. O evento contará com lista de presença, e os participantes receberão certificado. Confira a seguir:
Título: Negritude no Saúde nas Mídias
Descrição: Postagens semanais sobre filmes com personagens Negros da Área da Saúde; Personalidades negras que atuam na área da saúde e Perfil dos Negros nas Profissões da Saúde, e duas Lives.
Organização: Setor de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, e Projeto de Extensão Saúde nas Mídias
Local: Saúde Nas Mídias – UFPR, pelo instagram: @saude_nas_midias.
Contato: [email protected]
Título: Gênero Raça e Classe
Descrição: Palestra de Segurança Pública e suas Relações Raciais e debate, seguido de Palestra de Gênero Raça e Classe e debate.
Organização: Coletivo Negro Minervino de Oliveira
Data: 8 e 9 de novembro, às 19 horas
Local: Sala 405 – prédio D. Pedro II
Contato: [email protected]
Título: WAKANDEF – relações étnico raciais na Educação Física
Descrição: Encontro do Coletivo que tem como objetivo ampliar o conhecimento a respeito das relações étnico raciais através de rodas de conversas, debates de filmes, textos, vivências e experiências estéticas.
Organização: Setor de Ciências Biológicas
Data: 09 de novembro, às 11:30 horas
Local: Auditório do Departamento de Educação Física – Campus Centro Politécnico, situado na Av. Coronel Francisco Heráclito dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba.
Contato: [email protected]
Título: CineLesbi em Debate: RAFIKI (2018) LESBIANIDADES NEGRAS EM FOCO
Descrição: Após exibição do filme, formaremos uma roda de debate visando discutir essa produção audiovisual da qual contempla reflexões acerca das vivências de mulheres negras que amam outras mulheres.
Organização: Setor de Educação UFPR
Data: 11 de novembro, às 14 horas
Local: Campus Rebouças – UFPR
Contato: [email protected]
Após o dia 12.11, a programação do Negritude 2022 continua a acontecer. Em breve serão compartilhadas mais informações e detalhes a respeito.
Para acompanhar demais informações a respeito do evento, basta acessar: Negritude 2022.
Redes sociais oficiais: @sipad.ufpr.
Contato: [email protected].