
O Museu Oscar Niemeyer (MON) decidiu suspender a realização de eventos nas área externa após receber reclamação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Centro Cívico e questionamento no Ministério Público do Paraná (MPPR). “Após algumas ocorrências relacionadas a eventos de maior porte realizados na área externa do MON, incluindo questionamentos pelo Ministério Público do Paraná e pelo Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) do bairro Centro Cívico, a instituição optou por reavaliar sua política de eventos, para assegurar que as ações realizadas sejam adequadas às missões do MON e os espaços comportem adequadamente o público externo, sem prejudicar a experiência dos visitantes do museu, que são a prioridade da instituição. Assim, os eventos realizados na área externa estão suspensos, para que o MON possa garantir o bom atendimento dos visitantes e acesso às suas dependências, assim como viabilizar a realização de eventos culturais de qualidade para o público em geral”, diz nota do MON, encaminhada pela assessoria de imprensa ao Bem Paraná.
A nota ressalta ainda que a suspensão é apenas para eventos realizados nos espaços externos, não se aplicando a eventos realizados dentro das dependências do museu em espaços como vão livre, auditório Poty Lazzarotto e salão de eventos. O MON garante também que não houve cancelamentos, porque todos os eventos externos que tinham contrato firmado com o MON já foram realizados. Os organizadores de eventos afirmam que tinham datas marcadas para 2022 e não foram comunicados oficialmente da decisão do MON.
Os dois últimos eventos no chamado ParCão, área externa do museu, que aconteceram em abril, foram os que geraram reclamações, segundo o Conseg, apesar de terem terminado às 20 horas. Em abril, o ParCão hospedou a festa da cervejaria Way Beer nos dias 30 de abril e 1 de maio, e o Curitiba Blues Festival, no dia 23 de abril, Curiosamente, de acordo com a Guarda Municipal, nos três dias não houve nenhuma reclamação de cidadãos por perturbação de sossego na região próxima ao MON. No dia 30, a Guarda registrou uma reclamação sobre um homem embriagado dentro do Bosque do Papa, durante a tarde.
Em nota, os organizadores do Way an Friends, realizado nos dias 30 de abril e 1 de maio, lamentaram a decisão do MON. “Há anos a Way Beer utiliza os espaços do Museu Oscar Niemeyer e o ParCão para a realização de eventos culturais e gastronômicos, fomentando o entretenimento curitibano e o mercado paranaense de cervejas artesanais. O último evento, o Way and Friends, realizado nos dias 30 de abril e 01 de maio, contou com a participação de mais de 15 cervejarias e 8 bandas curitibanas. Além dos shows no palco, um show de organização, que possibilitou que os curitibanos e turistas tivessem um final de semana inesquecível”. Na nota, a Way Beer afirma que conta com três datas reservadas para eventos no ParCão, ainda em 2022, e não foi comunicada oficialmente sobre o cancelamento: “Obviamente, caso isso aconteça, iremos respeitar a decisão da administração, mesmo lamentando muito. O MON é um dos grandes símbolos da cultura e do entretenimento no Brasil, e sua utilização para essas atividades, além de cumprir com todo o papel social do espaço, traz vida para a cidade de Curitiba”.
A Planeta Brasil, que foi uma das pioneiras na realização de eventos no Museu Oscar Niemeyer, também lamnentou a suspensão dos eventos no local: “Três dos nossos eventos realizados anualmente no local se transformaram em grandes referências na cidade, e passaram a fazer parte da agenda cultural dos curitibanos: Curitiba Blues Festival, Arraiá no MON e Parada Pet. Analisando todo o nosso histórico e entendendo, antes de tudo, que o MON é um local de promoção cultural, lamentamos muito a possibilidade de proibição de eventos no local. Nos últimos tempos, acompanhamos o trabalho incansável da administração do MON para a regulamentação de normas para a realização de atividades em seus espaços, seguindo todas as condutas necessárias, além de leis municipais e estaduais”, diz a empresa, em nota encaminhada à redação do Bem Paraná. “Caso o quadro não seja revertido, com muita tristeza teremos que cancelar os nossos três principais eventos, paralisando uma cadeia que beneficia centenas de profissionais, além de retirar dos curitibanos essas opções de lazer. Respeitamos as novas definições, mas entendemos que as questões relacionadas a poluição sonoras e aglomerações, levantadas pela associação de moradores da região, sempre existirão em grandes cidades como Curitiba, e devem existir e ser aceitas em uma sociedade democrática. É assim em jogos de futebol. É assim ao redor de bares e restaurantes. É assim em grandes espaços de shows. Isso faz parte da rotina de centros urbanos em todo o mundo”, diz. Para completar, a Planeta Brasil Entretenimento coloca-se à disposição da Associação dos Amigos do MON para que encontrar uma solução menos drástica, que atenda todos os interesses sociais, sem que tenhamos que chegar ao cancelamento total das atividades no local. O diálogo é sempre a melhor saída em uma democracia.