
‘As Donas da Animação’ marca o conceito da edição de estreia da Semana Animadonas, uma mostra temática de filmes de animação realizados por mulheres, que entra em cartaz na Cinemateca de Curitiba, de 31 de outubro a 5 de novembro de 2022, com entrada gratuita. Com a proposta de refletir sobre a experiência feminina no cinema de animação, a programação exibe um conjunto diverso de filmes deste gênero dirigidos ou co-dirigidos por mulheres, a partir de diferentes técnicas e visualidades, selecionados de diversos estados.
No total, 25 filmes brasileiros de animação, com classificação indicativa tanto para o público infantil quanto para o público adulto, integram a programação, ao lado de atividades formativas, entre elas oficinas e debates. “Por que as mulheres representam minoria nos cargos da animação? O que ainda resta dos problemas estruturais que há décadas silenciaram as vozes delas nesta linguagem? Como valorizar e promover as imagens criadas por mulheres nas telas do cinema? Estas são as provocações que nos colocam em movimento, nos levam a propor uma mostra temática contendo filmes realizados por mulheres”, destaca Anne Lise, diretora e curadora da mostra.
A 1ª Semana Animadonas será dividida em quatro programas: Animadonas, com filmes dirigidos e/ou co-dirigidos por mulheres que destaca a produção recente; Animadinhas, com foco no público infantil; Animadivas, formada por filmes realizados por estudantes e participantes de oficinas; e, ainda, a Animadeusas, dedicada aos filmes consagrados pelo público e pela crítica. O evento disponibilizará debates com convidadas, com a proposta de oferecer ao público reflexões que abordem perspectivas sobre a animação. “A motivação que nos leva a propor este projeto é construir um espaço de acolhimento para as realizadoras e suas obras. Onde estas mulheres possam assistir seus filmes e os filmes feitos por outras mulheres, inspirando-se umas nas outras. Acima de tudo, um lugar onde as realizadoras e o público possam conversar, questionar e sentir”, reforça E. M. Z. Camargo, que também é diretor e curador da mostra.
A 1ª Semana Animadonas, produzida pela Julieta Audiovisual, terá a programação completa divulgada nas redes sociais oficiais (@semana_animadonas). O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Semana Animadonas – Filmes selecionados
Mostra Animadonas
Aurora – a rua que queria ser um rio – direção Radhi Meron (SP)
Mitos indígenas em travessia – direção Julia Vellutini & Wesley (SP)
Nonna – direção Maria Augusta V. Nunes (SC)
Solitude – direção Tami Martins (AP)
Subsolo – direção Erica Maradona e Otto Guerra (RS)
Mostra Animadinhas
Ewé De Òsányín: O Segredo das Folhas – direção Pâmela Peregrino (RJ)
Meu Nome É Maalum – direção Luísa Copetti (RJ)
Meu Quarto Dos Sonhos – direção Letícia Da Silva Apolinário.(RJ)
Shazem! – direção Maiara Araújo (SP)
Vivi Lobo E O Quarto Mágico – direção Isabelle Santos E E .M. Z Camargo (PR)
Vento Viajante – direção Alunos da Rede Pública Municipal de Ensino Fundamental De Icapuí (CE), com orientação de Analucia Godoi (CE).
Mostra Animadivas
Ausência – direção Alexia Araújo (SC).
Batchan – direção Ester Harumi Kawai (SP).
Cenas da Infância – direção Kimberly Palermo (RJ).
Mind Duck – direção Lilly Nogami (SP).
Morte/Trem Fantasma – direção Fernanda Tavares (PR).
Muda – direção Isabella Pannain (MG).
Oríkí – direção Pâmela Peregrino (MG).
Tá Foda – direção Aline Golart, Denis Souza, Fernanda Maciel, Icaro Castello, Ligia Torres, Victoria Alves (RS).
Vida Dentro Do Melão – direção Helena Frade (MG).
Mostra Animadeusas
Apneia – direção Carol Sakura & Walkir Fernandes (PR)
Guaxuma – direção Nara Normande (PE)
Guida – direção Rosana Urbes (SP)
Mãtãnãg, A Encantada – direção Shawara Maxakali e Charles Bicalho (MG).
Poética de Barro – direção Giuliana Danza (MG).
SERVIÇO
1ª Semana Animadonas – As donas da animação
Onde: Cinemateca (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174, São Francisco)
Quando: De 31 de outubro a 5 de novembro de 2022. De segunda a sexta, das 14h às 21h45; sábado, das 19h às 21h45
Quanto: Entrada Gratuita