O site Ultimato do Bacon, especializado em filmes, séries, histórias em quadrinhos e cultura nerd, está se diversificando em 2021: criou uma editora de quadrinhos e pretende apostar na produção de HQs nacionais. Trata-se da Ultimato do Bacon editora, que optou pelo selo Sobrecapa – originalmente, o canal do grupo no YouTube – para as publicações.
A ideia da nova editora é promover a formação de um público leitor de quadrinhos no Brasil aos moldes dos grandes mercados consumidores deste formato, como Japão e Europa. Lá, as HQs são identificadas como material para todas as idades e respeitados, a ponto de serem chamados de “nona arte”.
O primeiro lançamento, programado para fevereiro, é uma publicação bimestral chamada Escafandro. Trata-se de uma HQ pulp com histórias fechadas, completas em cada edição, e que mergulha em gêneros como terror, ficção científica, aventura e comédia. A primeira edição a ser oficialmente anunciada é ‘O Vampiro’, de John William Polidori, uma aventura com um vampiro que não segue a mitologia das estacas, cruzes e vulnerabilidade à luz do sol. O roteiro e arte são de Laudo Ferreira, autor de ‘Yeshua’, ‘O Santo Sangue’, ‘Zé do Caixão’, ‘Cadernos de Viagem’, ‘Memórias do Clube da Esquina’, ‘Tianinha’ e ‘Mènage’.
As próximas edições previstas são a adaptação de um clássico do humor negro de Oscar Wilde por Flavio Soares e duas grandes obras – um terror-suspense internacional e um terror da Literatura Brasileira – em edições distintas, por Marcel Bartholo.
Nesses primeiros projetos, a editora vai abrir a pré-venda exclusivamente através da Catarse, uma plataforma de financiamento coletivo. O objetivo é facilitar o contato com os leitores e oferecer brindes e recompensas únicas que posteriormente não estarão disponíveis. “A ideia é valorizar e priorizar as pessoas que investirem através do Catarse, apostando nesse formato de HQs com qualidade, mas mais acessíveis”, diz Lucas Souza, um dos sócios da editora.
A ideia de começar apenas pelo Catarse veio após uma conversa com Pedro Mauro sobre a realização de ‘Cowboy’, que compila as primeiras edições históricas do autor e fechou a campanha já com sua HQ esgotada. “A Ultimato do Bacon editora ainda está nascendo. Então precisamos prever uma série de coisas que para grandes editoras é algo trivial: espaço de estoque, distribuição e toda essa logística” afirmou Alexandre Baptista, que trabalha em Curitiba e é um dos editores do selo. “Nesse início das atividades, é importante manter um número menor de edições físicas no estoque, mesmo porque teremos novos títulos a caminho em breve. Pelo menos por enquanto, a ideia é trabalhar com uma tiragem limitada, que atenda o público, mas sem grandes sobras. Acabou, acabou”.
Fora da temática pulp, o selo Sobrecapa trará títulos únicos e trabalhos autorais de diversos criadores. Será nesse formato o lançamento de uma saga baseada em lendas urbanas e ícones da cultura pop, com argumento de Alexandre Baptista e arte de grandes nomes das HQs nacionais, como Laudo Ferreira. A revista está programada para o segundo semestre de 2021.
Rápidas
‘O Vampiro’
O Vampiro de John William Polidori é a primeira aparição literária no mundo dessa figura, hoje extremamente comum nas histórias de terror. Em 1816, o inglês Lorde Byron convidou algumas pessoas para um festim em sua mansão às margens do Lago Leman, na Suiça. Sendo uma noite chuvosa e soturna, Byron sugeriu aos presentes que criassem e desenvolvessem histórias de terror. Foi quando a jovem Mary Shelley criou as bases do clássico ‘Frankenstein ou o Prometeu moderno’ publicado posteriormente em 1823. Porém, ao mesmo tempo, outra figura do terror também nascia no mundo. Baseado em uma ideia do próprio Lorde Byron, John William Polidori, que era médico pessoal do aristocrata, desenvolveu o conto ‘O Vampiro’, que quase 80 anos depois serviu como base de inspiração para o ‘Drácula de Bram Stoker’.
Dia nacional dos Quadrinhos
O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos é comemorado em 30 de janeiro. Apesar das HQs ainda serem vistas por muitos como coisas voltadas para crianças, o formato vem sendo expandido com histórias que exploram outros gêneros, como suspense, humor e aventura.