Peça Ilíada em Libras Canto 1 – ator Jonatas Medeiros

Em uma iniciativa inédita, a Cia Iliadahomero em parceria com a Fluindo Libras traz para o palco do Teatro Novelas Curitibanas um dos grandes clássicos da Grécia Antiga traduzido e performatizado na Língua Brasileira de Sinais (Libras). ‘Ilíada em Libras – Canto I’ estreia em 20 de abril, permanecendo em cartaz em curta temporada até 30 de abril, com sessões gratuitas.
O espetáculo é resultado de um trabalho iniciado há 10 anos em um diálogo contínuo entre comunidade surda e ouvintes em um núcleo conhecido como Sala 603, e que já rendeu espetáculos teatrais que contemplam a experiência artística surda. Entre os exemplos estão ‘Giacomo Joyce’ (de 2017),’Surdo Logo Existo’ e ‘Os 50tões’ (ambas de 2019). ‘Ilíada em Libras’ tem direção de Octávio Camargo (ouvinte) e Rafaela Hoebel (surda), que realizam a montagem teatral do Canto I do poema clássico de Homero traduzido e performatizado na Língua Brasileira de Sinais. No palco, o ator Jonatas Medeiros interpreta em Libras o poema narrado em português, na tradução de Manuel Odorico Mendes, por Fernando Marés, que também assina a cenografia do espetáculo. A iluminação entra como um importante elemento cênico e narrativo para conduzir a história. Foi concebida pelo renomado iluminador Beto Bruel e será executada nesta temporada por Fernando Dourado.
Em 10 anos de pesquisas e processo criativo para chegar ao espetáculo, foi constatado o ineditismo da proposta. “Nunca tivemos uma Ilíada Surda. A perspectiva que se abre, e que está apenas no início, é de um gesto decolonialista”, aponta o diretor Octávio Camargo.

Serviço
Espetáculo ‘Ilíada em Libras – Canto I’
Local: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge ( Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222 – Centro)
Datas e horários: temporada de 20 a 30 de abril, de quinta-feira a domingo, às 20h.
Entrada gratuita