
A 13ª edição do tradicional Concerto de Natal Positivo acontece neste sábado (11) em duas apresentações gratuitas e abertas ao público, às 10h30 e 15h, no Parque Barigui. Inspirado nos grandes festivais europeus, o concerto ao ar livre traz a Orquestra Filarmônica Positivo, arregimentada especialmente para a ocasião, com o maestro alemão Stefan Geiger e o solista espanhol Adrían Díaz Martínez, um dos trompistas mais importantes de sua geração, vencedor da International Mozart Competition e presença constante nos festivais de música de câmara mais importantes da Europa e da Ásia.
Com produção da Dell’Arte, o espetáculo faz parte do projeto Clássicos Positivo, que oferece, desde 2018, uma programação anual de concertos de alta qualidade, investindo na promoção de novas plateias e reforçando o posicionamento do Positivo enquanto incentivador da cultura e da arte no Paraná. Durante 11 anos, os concertos foram apresentados no Teatro Positivo para plateias de até 2.400 pessoas. No ano passado, devido à pandemia, o espetáculo foi transmitido de forma on-line. Com o avanço da vacinação, mas ainda em cenário pandêmico, o grupo optou este ano por um espetáculo presencial, mas ao ar livre, com expectativa de reunir um público ainda maior nas duas apresentações.
“É uma grande alegria voltar a presentear a cidade com nosso já tradicional Concerto de Natal, agora ao ar livre, na entrada do Centro de Eventos Positivo, espaço que tivemos a honra de ceder gratuitamente à prefeitura, e onde mais de 200 mil curitibanos receberam sua vacina contra a covid-19. Todos são convidados, teremos 600 cadeiras gratuitas pelo site Sympla, mas será aberto também para quem quiser assistir em pé, sentar no chão ou até trazer sua cadeira de casa e colocá-la no gramado. Mais do que nunca, precisamos comemorar a vida, apreciando a beleza da música clássica junto de nossos familiares e amigos”, reforça o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães.
O encantamento começa com a “Abertura Natal”, de Otto Nicolai, prossegue com o “Concerto para trompa N.º 2”, de Mozart e encerra com excertos do balé “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, que tem como tema o Natal.
Didático e solidário
O Concerto de Natal Positivo apresenta um programa dedicado a obras clássicas e natalinas, trazendo, de forma didática, um panorama histórico e cronológico da música clássica mundial. No repertório, do barroco à contemporaneidade, canções tradicionais que embalam o Natal no mundo todo, executadas por mais de cinquenta músicos.
Com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realização da Secretaria Especial da Cultura, o evento tem função de responsabilidade social e popularização da música clássica. Por isso, os ingressos são gratuitos. Na plateia, são disponibilizados 600 assentos, cujos ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível, a ser entregue na entrada do concerto. Os ingressos para os assentos são limitados por ordem de retirada e podem ser adquiridos no Sympla (www.sympla.com.br/produtor/concertodenatalpositivo). Os alimentos arrecadados serão encaminhados para o Instituto Lixo e Cidadania.
Sobre o maestro
Stefan Geiger nasceu em uma família musical. Aos cinco anos já tocava piano, violino, bateria e trombone. Após estudos com o apoio da Fundação Acadêmica Alemã Studienstiftung des deutschen Volkes, Geiger assumiu o posto de trombonista solo na Ópera Estadual da Baviera de Munique. Posteriormente, ocupou o mesmo cargo na Orquestra NDR Elbphilharmonie de Hamburgo.