Bob Wolfenson BW – Maria Ribeiro traz ‘Pós-F’ aos palcos: Fernanda Young se revela como uma das tantas personagens às quais deu voz

Fernanda Young foi embora cedo demais. Deixou o Brasil em luto em agosto de 2019, aos 49 anos, devido a uma parada respiratória provocada por uma crise de asma.

Com uma genialidade ímpar, fez sucesso como atriz, escritora e apresentadora. Como roteirista deixou um legado de programas que ficaram para a história da Televisão Brasileira, como ‘Os Normais’, ‘A Comédia da Vida Privada’ e ‘Shipados’.

Para alegria dos fãs, Maria Ribeiro, em parceria com a diretora Mika Lins, traz aos palcos um espetáculo que foi adaptado do seu livro ‘Pós-F, para além do masculino e do feminino’, o qual lhe rendeu o Prêmio Jabuti (Póstumo).

Em ‘Pós-F’, sua primeira obra de não-ficção, Young trás para o debate o que significa ser homem e ser mulher hoje. Em textos autobiográficos, ela se revela como uma das tantas personagens às quais deu voz, sempre independentes, transgressoras, dispostas a incomodar os acomodados.

Nos palco, Maria Ribeiro dá voz a Fernanda Young sob a direção criteriosa de Mika Lins. Com iluminação de Caetano Vilela o espetáculo possui uma linguagem poética e contemporânea, ao mesmo que seduz pela estética e envolve o público peladivertida e instigadora temática.

A estreia on-line aconteceu em 12 de setembro de 2020, marcando a retomada das atividades culturais do Teatro Porto Seguro e foi um sucesso de público e crítica. Em apenas 8 apresentações o espetáculo contou com mais de 8000 espectadores.

E agora, em sua versão presencial, ganha novos formatos e linguagens que faz desse um espetáculo tão provocativo ao mesmo tempo onde se ri do outro e de si mesmo.

Para a diretora Mika Lins, este espetáculo não ficcional procura ao máximo levar ao palco as experiências pessoais da autora. “Buscamos transformar o que é expresso na teoria em ação, na experiência pessoal dela. É quase como se a Fernanda estivesse em cena exposta como pessoa e contasse suas memórias e vivências. Para além das ideias avançadas propostas no livro pela Fernanda, a peça é muito baseada na visão pessoal que eu e a Maria Ribeiro tivemos depois que ela passou pelas nossas vidas. E eliminamos qualquer didatismo, pois é um espetáculo sobre uma artista, sobre uma criadora, sobre uma ficcionista”, explica.

Maria Ribeiro, corroborando com o pensamento da diretora, diz que “assim como Leila Diniz, Fernanda era daquelas mulheres que, apenas cumprindo sua psique, nos libertava de tudo o que não era natural, e sim, convenção”

Sobre

Maria Ribeiro

Maria Ribeiro é atriz, escritora e diretora de cinema. Cursou jornalismo na PUC, mas já conciliava a faculdade com a carreira de atriz. No Teatro participou das peças ‘Confissões de adolescente’, ‘O inimigo do povo’, ‘Feliz ano velho’ e ‘Separações’. No cinema, contabiliza inúmeros filmes com destaque para ‘Como nossos pais’ (2017) de LaisBodansky, pelo qual conquistou o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado, além de filmes como ‘Entre nós’, ‘Histórias de amor duram apenas 90 minutos’ e ‘Tropa de Elite’, entre outros.

Integrou a banca do programa de debates da GNT ‘Saia Justa’ e várias participações em novelas como ‘Império’ e a série ‘Desalma’, na Rede Globo.

Atualmente tem um programa de variedades na plataforma Hysteria, escreve uma coluna no jornal ‘O Globo’ e viaja em turnê com o projeto ‘Você é o que lê’, com Xico Sá e Gregório Duvivier.

Mika Lins

Mika Lins tem uma longa e profícua carreira como atriz e desde 2009 tem se dedicado exclusivamente a direção teatral. Entre suas direções estão: ‘Dueto para Um’, de Tom Kempinski, vencedor do prêmio APCA de melhor atriz para Bel Kowarick, ‘Festa no Covil’, de Juan Pablo Villalobos, ‘A Tartaruga de Darwin’, de Juan Mayorga, e ‘Tutankáton’, de Otavio Frias Filho.

Na televisão dirigiu ‘Terradois’ para a TV Cultura, com apresentação de Jorge Forbes e Maria Fernanda Candido.É diretora da Cia Instável.

Serviço:

Espetáculo ‘Pós-F’, de Fernanda Young
Onde: Teatro Guaira – Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 – Centro – Curitiba/PR)
Quando: 5 e 6 de Fevereiro; sábado às 21h e domingo às 19h
Quanto: R$ 80.
Vendas pela internet: https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-pos-f.aspx
Bilheteria: de Segunda a sexta das 12h às 18h / Sábado e Domingo 2 horas antes do espetáculo.
Acessibilidade. Aceita todos os cartões de débito e crédito.Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Obs: Obrigatório uso de máscaras na plateia e nas dependências do teatro