Reprodução

O professor do PPG-Letras da UFPR, Caetano W. Galindo, um dos maiores especialistas brasileiros na obra “Ulysses”, de James Joyce, apresenta a sua tradução revisada, em edição especial, durante aula aberta e gratuita, nesta quarta-feira, 2, às 19 horas, no canal do youtube da Companhia das Letras. No intuito de ampliar e de acolher, cada vez mais, os leitores interessados em “Ulysses”, considerado o grande romance do século XX, o professor Caetano irá abordar as principais características e relevância da obra. “Eu fiz um Ulysses no Brasil, é verdade, mas o Ulysses me ‘fez’ como professor, como pesquisador e, acima de tudo, como pessoa”, ressalta.

Galindo se dedica ao estudo de “Ulysses”, desde os anos 2000, quando cursou doutorado na USP com o professor José Luiz Fiorin. Desde então, ele traduziu a obra completa de James Joyce e, em sua primeira versão de “Ulysses” recebeu em 2013, o maior prêmio da literatura brasileira, o Jabuti, na categoria tradução, e ainda o “Prêmio Literário” do ano, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Três anos depois, lançou “Sim, eu digo sim: uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce”, o primeiro manual de leitura da obra em português. Além disso, publicou diversos artigos em periódicos acadêmicos no Brasil e no exterior. Ele segue com o projeto de traduções da obra de Joyce pela Companhia das Letras que deve se encerrar em 2024 com a publicação da tradução de “Finnegans Wake”.

O professor ministra disciplinas na graduação e pós-graduação da UFPR e da USP sobre as obras de Joyce e profere palestras em universidades brasileiras e estrangeiras. É bolsista de produtividade do CNPq. “O Ulysses me deu muito mais do que eu possa ter feito por ele”, analisa.

SERVIÇO:

Aula aberta com Caetano W. Galindo sobre a obra “Ulysses”.

Dia: 02/02/2022

Horário: 19h

Canal do youtube da Companhia das Letras (https://www.youtube.com/watch?v=B4mrTGxgRyc)