Destaque dentro da programação pedagógica da Oficina de Música de Curitiba, a educação musical também ficou em evidência dentro da agenda cultural. Elaborada pelos coordenadores do Programa MusicaR, doze eventos on-line são voltados a profissionais que trabalham com infância, pais e crianças. A transmissão é pelo link: www.oficinademusica.org.br/musicar.
São shows e bate-papos que acontecem durante as duas semanas de evento, sempre às 19h30. Para essa semana, estão previstos shows de Helio Ziskind, Dalga Dr. Plástico e Nélio Sprea que criam a interação com as crianças e servem de exemplo para os profissionais.
Para os bate-papos, os temas arranjos, composições e ampliação de repertório para a música infantil, têm a intenção de discutir o universo da sala de aula com profissionais que trabalham com infância e para pais. Participam das conversas nomes de referência da área no Brasil: Hélio Ziskind (SP), Marcelo Búrigo (SC/Itália), Roberto Moura (França), Rosy Greca (PR), Sula Kossatz (RJ).
“Escolhemos apresentações que tenham a proposta de incentivar a interação e estimulem a criatividade tanto na música quanto na fala”, explica Ângela Sasse, coordenadora do MusicaR. “Quanto aos bate-papos a discussão não será tão técnica e sim mais humana, primamos pela singeleza, pensada na interlocução”.
Parceria — A 38ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), com apoio máster da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. As organizações Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Consulado da República Argentina em Curitiba e Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo também apoiam o evento.
Recitais ao meio-dia trazem concertos rápidos
Quem gosta de música erudita mas não tem tempo de acompanhar toda a 38ª Oficina de Música de Curitiba, não pode perder a série Concertos ao Meio-Dia. São performances ao vivo e gravadas – que por causa da pandemia do novo coronavírus ocupam o lugar dos concertos presenciais oferecidos na edição passada do evento. A programação pode se apreciada pelo site www.oficinademusica.org.br, sempre a partir das 12h, até o próximo sábado (23). O acesso é grátis e pode ser feito diretamente pelo site.
Hoje, será a vez da Capela da Glória, no Alto da Glória, voltar a ser palco de concertos. O grupo de música antiga Alla Rustica fará a transmissão ao vivo de Danças Reais – gênero popular nas cortes da Europa medieval. O espetáculo é produto de pesquisas históricas.
Amanhã, o Oratório de Bach, no Bosque do Alemão, recebe o violinista Alejandro Aldana. Spalla (primeiro violino) da Orquestra Sinfônica de São Paulo, o músico brasileiro-argentino fará um concerto solo da Partita para Violino nº 2 e Chaconne, de Bach. A apresentação será ao vivo.
A série de Concertos ao Meio-Dia termina no sábado (23), com um concerto de órgão de Fernando Gabriel Swiech. A apresentação será ao vivo, de Hamburgo, na Alemanha. No programa, Mendelssohn, Brahms e Vierne.
Serviço:
O que: Concertos ao Meio-Dia na 38ª Oficina de Música de Curitiba (edição virtual)
Onde: Espetáculos ao vivo e gravados
Quando: Até 23/1, sábado, sempre às 12h
Quanto: grátis
Calendário
21 de janeiro (hoje), 19h30
Live com Hélio Ziskind (SP), Marcelo Búrigo (SC/Itália), Davi Sartori (PR) Mediação – Sergio Justen (PR)
Tema da Live – Conversa com Arranjadores Brasileiros da Música Infantil.
22 de janeiro (sexta), 19h30
Live – Show musical cênico interativo “Dr. Plástico em ação”
26 de janeiro (terça), 19h30
Live com Rosy Greca (PR), Sula Kossatz (RJ), Bia Bedran (RJ)
Mediação – Milton Karam (PR)
Tema da Live – Conversa com Compositores Brasileiros que compõem música para crianças.
27 de janeiro (quarta), 19h30
Exibição de produto áudio visual produzido na Oficina “Home Studio Lab” do Professor Juan Carrasco.
28 de janeiro (quinta), 19h30
Live com Lucilene Silva (SP), Eduardo Guedes Pacheco (RS), Roberto Moura (França)
Mediação – Lia Marchi (PR)
Tema da Live – Conversa sobre o Repertório Musical de Referência para a Educação Musical – Ampliando Horizontes.
29 de janeiro (sexta), 19h30
Live – Show interativo de Nélio Velho
30 de janeiro (sábado), 19h30
Exibição de produto áudio visual produzido com alunos do Programa MusicaR e músicos da Camerata Antiqua de Curitiba em Homenagem a Astor Piazzolla.