
O Salão Paranaense de Arte Contemporânea inaugura oficialmente sua 67ª edição nesta quinta-feira (11), em evento aberto ao público no Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Devido às reformas em sua sede, o MAC-PR ocupa temporariamente duas salas do Museu Oscar Niemeyer – o Salão acontece até o final de novembro na sala 08 do MAC no MON.
Foram 1.810 inscrições de artistas de todo o país e 27 propostas premiadas. Completamente reformulado com novas diretrizes que respondem aos debates contemporâneos, o Salão apresenta os artistas em diferentes ambientes, já que o público poderá ter contato com as obras de forma virtual e presencial no próprio museu, nos espaços públicos da cidade com uma programação de performances e intervenções urbanas, e na internet, por meio de uma mostra virtual no site do MAC Paraná.
Outra novidade da edição foi o revisionismo profundo das políticas de acervo e aquisição do MAC com uma estrutura de quatro categorias do edital de seleção, visando especialmente a ampliação de representatividades de raça e gênero entre artistas premiados.
Além disso, a edição 67 do Salão Paranaense contemplou trabalhos em arte digital, linguagem web arte e audiovisual que utilizam a web como interface, e dedicou uma categoria exclusiva a performances e intervenções urbanas, posicionando o Museu em contato íntimo e direto com a cidade, a arte fora dos seus espaços tradicionais.
SERVIÇO – 67º Salão Paranaense de Arte Contemporânea: abertura oficial da exposição física
Quinta-feira, 11 de agosto, a partir das 19h, na sala 08 do MAC no MON
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba.
Entrada gratuita na noite de inauguração.