Divulgação

Agosto chegou e com ele mais um capítulo do “Sessões no Jardim”, evento multiforme gratuito que promove o debate, as trocas e as surpresas para desaguar em boa música autoral. A quarta edição acontece a partir das 4 da tarde neste sábado (13), no Petrisserie – Cultura e Gastronomia. O apoio é da Maniacs Brewing Co., cervejaria que nasceu em Curitiba em 2017, possui 13 tipos de rótulos e que fomenta diversos eventos de cultura e gastronomia.

O tema da conversa, desta vez, será “Comida e Identidade – A imigração como tempero na construção de uma cozinha brasileira legível”. Participam Luciana Patrícia de Morais, cientista social e doutora em história, coautora do livro “De Lá Pra Cá” – obra que reúne histórias e memórias de imigrantes perpassadas pela comida e por outros elementos que ajudam a entender as culturas, as identidades e as tradições. E também Beto Madalosso, empresário e chef cujo sobrenome se confunde com a comida típica de Santa Felicidade. Beto é proprietário dos restaurantes Carlo, e de duas unidades do Madá Pizza & Vinho, e também edita a revista “Tutano”, publicação que propõe debates sobre o setor gastronômico.

O papo vai tratar de questões como as “fronteiras” da comida, a adaptação das culinárias regionais em contraponto ao desenvolvimento das cidades, o segredo (ou o mito?) da culinária típica brasileira, o reconhecimento de uma nação pela sua gastronomia, e o saber ancestral da comida – fator pesquisado por Luciana e praticado por Beto, descendente de imigrantes italianos.

“Conversar presencialmente sobre comida, memórias e afetos acolhe a alma. A oportunidade de estar aqui, em 2022, depois de tudo, precisa ser celebrada. O Sessões no Jardim traz de volta o encontro em uma das formas mais bacanas: em torno da mesa, com boa conversa e boa comida”, diz Luciana, mineira radicada em Curitiba há quase 20 anos.

Para Beto Madalosso, o Sessões no Jardim é a continuação de algo que sempre esteve em sua vida: a confraternização de pessoas. “Nos restaurantes, fiz isso desde sempre. Sou um fomentador do uso do espaço em comum, e dos encontros. E cada vez mais quero entender as origens das tradições gastronômicas. Eis uma boa oportunidade para se discutir isso”, diz o chef e empresário.

Música preta brasileira
Como é de praxe no Sessões no Jardim, a música é a sobremesa que encerra a edição. A cantora e compositora Rubia Divino, carioca radicada no Paraná, é a atração musical do sábado, na companhia do multi-instrumentista Jonas Lopes. Rubia explora elementos do afrobeat, samba, música contemporânea e maracatu. Em suas composições, trata de um universo diaspórico e feminino em potência, aliando memórias do passado com “dosagens homeopáticas de força, leveza e coragem”.

“Estou muito feliz em participar do projeto. Somando forças a esse time que vai tratar de comida, música e, por consequência, de história. Axé!”, celebra Rubia, que em seu show mostra as canções do álbum “Transborda” (2021), seu primeiro disco autoral, coproduzido por Érica Silva (Mulamba, Dandara Manoela) e Lilian Nakahodo. O trabalho marca os 12 anos de carreira de Rubia e celebra a MPP – Música Preta Brasileira.

O projeto
O Sessões no Jardim é um desses raros acontecimentos pós-bar concretizado. De autoria de Felipe Petri, chef e proprietário do Petrisserie, e de Cristiano Castilho, jornalista responsável pela curadoria e pela mediação dos encontros, tem a proposta de receber um público diverso e espontâneo, iniciado ou não, para acompanhar música ao vivo, performances, discotecagens, intervenções e conversas sobre assuntos que nos afetam. Na primeira sessão, em maio, os convidados foram a cantora e compositora Aelle, o físico quântico Gabriel Guerrer e a cantora e compositora Janaina Fellini. No segundo episódio, em junho, participaram a Trupe Periferia, coletivo de teatro marginal formado por jovens poetas e músicos da periferia de Curitiba. E Marlos Soares, músico e compositor curitibano, professor de escola pública – com músicas gravadas pela banda Namastê e participação de Zeca Baleiro. Em julho, os convidados foram Dalmo Borba, especialista em contação de histórias; Iaskara S. Florenzano, arquiteta e urbanista autora do livro “Um Olhar Sobre o Patrimônio Industrial do Rebouças; e João Triska, músico e compositor que se inspira nas coisas do Paraná para criar seu folk rock universal.

SERVIÇO
Sessões no Jardim – com Luciana Patrícia de Morais, Beto Madalosso e Rubia Divino
Dia 13 de agosto, sábado
A partir das 16h
Petrisserie – Cultura e Gastronomia
Rua Tenente João Gomes da Silva, 405, Mercês
Gratuito
Apoio: Maniacs Brewing Co.