Divulgação

Evento gratuito acontece neste sábado (17), com participação de Imperador Sem Teto, Mika e Diorlei Santos, fundador do grupo Princesas do Ritmo

A periferia no centro da roda. Esse é o mote do quinto capítulo do Sessões no Jardim, evento cultural, plural e gratuito que promove o debate sobre assuntos que nos permeiam e que sempre deságua em música autoral. A próxima edição acontece neste sábado (17), a partir das 16h, no Petrisserie – Cultura e Gastronomia. Os convidados são Imperador Sem Teto, projeto multimídia criado pelo curitibano Igor Kierke. Mika, artista independente de Curitiba integrante da Trupe Periferia. E Diorlei Santos, músico, percussionista, compositor e fundador do projeto Princesas do Ritmo. O apoio é da Maniacs Brewing Co., cervejaria que nasceu em Curitiba em 2017, possui 13 tipos de rótulos e que fomenta diversos eventos de cultura e gastronomia.

O tema do encontro, fio condutor das intervenções, conversas e shows, é “Respostas e Reações Artísticas para a Realidade Brasileira: o Ativismo da Periferia num País de Militâncias.” No Brasil, que ainda dá as costas para a arte produzida na periferia ao mesmo tempo em que produz militâncias (e milícias) para defender patrimônios e a manutenção do mainstream, o enredo é providencial porque discute o fazer artístico, o preconceito, a falta de estrutura, de incentivo e de espaços. Por outro lado, é crescente e envolvente a produção artística e cultural nas periferias das grandes cidades, principalmente em Curitiba.

“Eventos como esse são importantes para disseminar as ideias que estão por trás das nossas criações. Falar sobre arte como mecanismo de transformação social me deixa animado. Vou chegar com tudo!”, diz Igor Kierke. O Imperador sem Teto, nas palavras de seu criador, é uma personagem que vive entre ficção e realidade. Sua história é narrada em música e vídeo como num seriado multimídia que conduz a diferentes linguagens, conectando episódios que refletem a beleza e o horror da civilização globalizada. Igor é ex-missionário de igrejas evangélicas, mas passou a questionar o que pregava depois de ler a Bíblia 14 vezes. O Imperador Sem Teto atraiu a atenção de mídias especializadas e de veículos nacionais, como Canal Bis, Band e Folha de S. Paulo. No momento, divulga o álbum “Lado A”, e promete apresentar ao vivo algumas faixas do “Lado B”. “Vem dançante, mas sem fé cega. Faca amolada não ensina a dar facada”, argumenta o curitibano.

Mika, de 18 anos, lembra da aproximação do centro com a periferia, e das mensagens que irá passar no Sessões no Jardim. “É um movimento afastado da quebrada, mas que inclui artistas periféricos. Espero passar a minha mensagem, que envolve uma realidade que talvez as pessoas não conheçam, mas que seja importante conhecer”. Neste ano, Mika lançou o EP “Na Mira”, e recentemente o single “Baby, Me Chama”.

Músico, percussionista, compositor, arte-educador e coreógrafo, Diorlei Santos também é um dos fundadores do Bloco Afro Pretinhosidade. Há mais de dez anos, atua com crianças em situação de risco. “Acredito na arte como ferramenta de transformação social, pois sou a prova viva disso. A minha missão é potencializar protagonistas e articuladores do bem dentro das periferias”, explica o artista.

Relembre
O Sessões no Jardim é um desses raros acontecimentos pós-bar concretizado. De autoria de Felipe Petri, chef e proprietário do Petrisserie, e de Cristiano Castilho, jornalista responsável pela curadoria e pela mediação dos encontros, tem a proposta de receber um público diverso e espontâneo para acompanhar música ao vivo, performances, discotecagens, intervenções e conversas sobre assuntos que nos afetam. Na primeira sessão, em maio, os convidados foram a cantora e compositora Aelle, o físico quântico Gabriel Guerrer e a cantora e compositora Janaina Fellini. No segundo episódio, em junho, participaram a Trupe Periferia, coletivo de teatro marginal formado por jovens poetas e músicos da periferia de Curitiba. E Marlos Soares, músico e compositor curitibano. Em julho, os convidados foram Dalmo Borba, especialista em contação de histórias; Iaskara S. Florenzano, arquiteta e urbanista autora do livro “Um Olhar Sobre o Patrimônio Industrial do Rebouças; e João Triska, músico e compositor que se inspira nas coisas do Paraná para criar seu folk rock universal. No mês passado, o papo foi sobre comida e imigração, com a cientista social Luciana de Morais e o empresário Beto Madalosso. A apresentação musical ficou por conta de Rubia Divino.

SERVIÇO
Sessões no Jardim – com Imperador Sem Teto, Mika e Diorlei Santos
Dia 17 de setembro, sábado
A partir das 16h
Petrisserie – Cultura e Gastronomia
Rua Tenente João Gomes da Silva, 405, Mercês
Gratuito
Apoio: Maniacs Brewing Co.
Contato para entrevistas: Cristiano Castilho (41) 9 9622-7790