
Dando sequência aos encontros artísticos e debates culturais promovidos desde maio deste ano, o projeto Sessões no Jardim já tem nova data marcada: sábado, 16 de julho, a partir das 4 da tarde, na Petrisserie – Cultura e Gastronomia, restaurante e espaço cultural no bairro Mercês, em Curitiba. O evento é gratuito e tem apoio da Hambre Gin, que na ocasião apresenta seu novo lançamento, o Dale, coquetel criado com o gin artesanal produzido pela empresa curitibana. Os primeiros a chegarem serão recepcionados com uma degustação do produto.
A identidade paranaense (ou a falta dela) é o tema que une os convidados desta terceira rodada: o jornalista e “contador de causos” Dalmo Borba, especialista em contação de histórias e literatura e mestre em antropologia; a arquiteta e urbanista Iaskara S. Florenzano, que promove a palestra “Rebouças, Curitiba: Entre o Ápice e o Abandono”, com base no seu recém-lançado livro “Um Olhar Sobre o Patrimônio Industrial do Rebouças”; e João Triska, músico e compositor vencedor do prêmio Grão de Música pelo seu álbum “Iguassul”, que se inspira nas coisas do Paraná para criar seu folk rock universal. A cantora e compositora Janaina Fellini é a convidada especial da noite.
No jardim, espaço providencial de convívio mútuo e de trocas genuínas, Dalmo Borba irá falar sobre o poder das histórias na transformação do ser humano e da realidade em que vivemos, essência de sua pesquisa. O processo de atualização de lendas paranaenses e brasileiras (caso da série de sucesso “Cidade Invisível”), e a influência das narrativas – palavra em voga inclusive no âmbito político -, certamente estarão no papo. “O Sessões no Jardim é o tipo de evento que abre espaço para aquilo que a gente mais precisa resgatar na atualidade: diálogo, troca de ideias e de conhecimento e, acima de tudo, convivência”, afirma Borba.
Na sequência, o Sessões no Jardim convida Iaskara S. Florenzano para uma palestra que se conecta com o resguardo do patrimônio público e também certa “desmemória”, que insiste em caducar a cabeça do brasileiro. O tema é “Rebouças, Curitiba: Entre o Ápice e o Abandono”. O ponto de partida será o seu recém-lançado livro “Um Olhar Sobre o Patrimônio Industrial do Rebouças”. “É importante ocupar os espaços, falar sobre nosso patrimônio cultural. Só preservamos aquilo que conhecemos e com o que nos identificamos”, diz Iaskara, também pesquisadora do grupo “Arquitetura, Prospecção e Memória: Um Olhar sobre a Cidade Construída”, projeto ligado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
João Triska, músico e compositor, finaliza a terceira rodada do Sessões no Jardim com um show que une a MPB, o folk e a música regional, tudo bem azeitado em sua estética contemporânea, que não nega as raízes do sul do Brasil, mas aponta para um caminho universal. Na apresentação intimista, Triska apresenta canções inéditas de seu próximo álbum, chamado “Tudo se Transforma”, e também algumas versões de artistas consagrados da nossa música.
O projeto
O Sessões no Jardim é um desses raros acontecimentos pós-bar concretizado. De autoria de Felipe Petri, chef e proprietário do Petrisserie, e de Cristiano Castilho, jornalista responsável pela curadoria e pela mediação dos encontros, tem a proposta de receber um público diverso e espontâneo, iniciado ou não, para acompanhar música ao vivo, performances, discotecagens, intervenções e conversas sobre assuntos que nos afetam – o fazer artístico, o pós-pandemia, a nossa relação com a cidade, política, e as artes em geral.
Na primeira sessão, em maio, os convidados foram a cantora e compositora Aelle, o físico quântico Gabriel Guerrer e a cantora e compositora Janaina Fellini. No segundo episódio, em junho, participaram a Trupe Periferia,coletivo de teatro marginal formado por jovens poetas e músicos da periferia de Curitiba. E Marlos Soares, músico e compositor curitibano, professor de escola pública – com músicas gravadas pela banda Namastê e participação de Zeca Baleiro – além de outras surpresas, uma das marcas do projeto Sessões no Jardim.
SERVIÇO
Sessões no Jardim – com Dalmo Borba, Iaskara S. Florenzano e João Triska
Dia 16 de julho, sábado
A partir das 16h
Petrisserie – Cultura e Gastronomia
Rua Tenente João Gomes da Silva, 405, Mercês
Gratuito