
O maior festival de cultura pop do Paraná, o O Shinobi Spirit, retomou o formato presencial neste final de semana. Essa foi a primeira edição do evento após a pandemia e levou centenas de fãs do Espaço Torres Kennedy neste final de semana.
Essa foi a 25ª edição do evento que tem mais de 10 anos de história. Os organizadores apostam na livre divulgação e popularização do universo da cultura pop em Curitiba, por meio de ações e atividades que oferecem uma experiência inédita ao público, com palestras, games, debates especiais, campeonatos, RPG e a presença de convidados nacionais e internacionais, como dubladores, atores, humoristas, youtubers e influenciadores, em um ambiente que preza pela diversidade e respeito.
Recentemente, o Shinobi Spirit foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Paraná pela sua relevância na cultura e na sociedade da capital paranaense, entrando para o calendário oficial de eventos turísticos do Paraná. Além disso, a cultura pop também foi considerada patrimônio cultural e imaterial do estado, por meio do idealizador do evento, Rogério Ramos, que há anos vêm lutando pela valorização do universo pop na região. Ramos ainda recebeu Menção Honrosa pela Instituição. Os Projetos de Lei foram apresentados pelo Deputado Estadual, Paulo Litro.
A edição deste fim de semana contou com alguns grandes nomes confirmados. Entre eles, estão o player profissional Gabriel Kami Bohm, um dos maiores nomes do E-Sports. Kami fez parte da primeira equipe profissional do Brasil, já tendo representado o país em campeonatos mundiais de League of Legends.
O jornalista Ivan Mizanzuk também teve sua presença anunciada. Ivan ficou conhecido nacionalmente pelo seu trabalho investigativo no podcast “Projeto Humanos – O Caso Evandro”, que posteriormente se tornou um documentário pela Globoplay, sendo um dos mais assistidos da plataforma.
O ator e produtor Diego Ramiro também é um dos confirmados. Ramiro deu vida ao personagem Caju, que atuava à frente do nostálgico programa do SBT e Disney Club, “TV Cruj”, ao lado de Chiclé e Macaco. O Comitê Revolucionário Ultrajovem invadia as telinhas como uma televisão pirata, levando reinvindicações para os jovens, além dos melhores desenhos do momento.
O dublador oficial de um dos mais icônicos personagens da Marvel, o Capitão América, também estará no evento. Duda Espinoza tem em seu currículo, além do herói, figuras conhecidas, como Ricardo Watterson, em “O Incrível Mundo de Gumball”, Nom Nom, em “Ursos sem Curso”, Kanzo Mogi, em “Death Note”, entre outros.
Veja a galeria de fotos feitas por Luis Pedruco do evento deste fim de semana.


























