O movimento conhecido como o "renascimento" da música brasileira, ou Tropicália 2000, como alguns gostam de chamar, tem trazido para a cena musical brasileira cor e vida. Bandas independentes com público extremamente fiel, shows marcantes e músicas excepcionais. A maioria começa pela internet e depois conquista o mundo, com sua platéia fiel e crescente
Francisco El Hombre
A Francisco El Hombre é uma banda que traz uma mistureba de rock, mpb, música lartina e de alguma coisa incrivelmente boa que você não consegue catalogar. Formada em 2013 pelos irmãos mexicanos naturalizados brasileiros Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, que se juntam a Juliana Strassacapa, Rafael Gomes e Andrei Kozyreff, essa banda chegou para balançar a cena independente brasileira e latino-americana.
Começaram a banda com o intuito de viajar de Campinas, SP, até o Chile, mochilando e oferecendo música em troca de hospedagem, comida e aventuras. Em 2016 lançaram um disco aclamado pela crítica e pelo público, o SOLTASBRUXA. Em 2018 foram indicados ao Grammy Latino e tiveram uma de suas faixas inclusas na trilha de uma novela do horário nobre da Globo, além de lançare singles do novo álbum que está por vir, como a faixa " O tempo é sua morada" e "Clareia", parceria com a banda Scalene.
O Terno
A banda O Terno foi formada em 2009, na cidade de São Paulo. O trio que começou a tocar covers, logo lançou seu primeiro disco autoral, que foi um sucesso absoluto de crítica e os tornou uma das grandes influências da cena independente brasileira. Hoje possuem 3 discos lançados, clipes memoráveis e uma legião de fãs fervorosos, servindo de inspiração para muita gente.
O Terno é formado atualmente por Tim Bernardes, Gabriel Basile e Guilherme D’Almeida. O vocalista, Tim Bernardes, possui um disco solo muito aclamado pelo público e crítica geral, tendo saído na revista Rolling Stone como um dos melhores álbuns de 2017.
Johnny Hooker
Cantor, compositor, ator e roteirista, Johnny é uma das vozes mais marcantes da nova geração. Com influências fortes de glam rock e tropicalismo, shows de alto teor performático e posicionamento político, ele dá seu nome e fornece uma arte de qualidade com mensagens poderosas e carregadas. Seu primeiro disco ‘’ Eu Vou Fazer Uma Macumba Pra Te Amarrar, Maldito!” alcançou nº1 no chart MPB do iTunes Brasil.
Em seu último disco, intitulado ‘’Coração’’, Hooker lançou a faixa ‘’Flutua’’ parceria com Liniker, que acompanha um videoclipe forte e se tornou um hino LGBT no Brasil.
Filipe Catto
O cantor gaúcho de 30 anos faz um som voltado a MPB raiz, com composições fortes e musicalização que lembram grandes nomes com Chico Buarque e Elis Regina. Iniciou sua carreira em 2006, onde se apresentava em bares e divulgava seu trabalho na internet. Em 2011, sua música ‘’Alma’’ entrou para trilha sonora de novela, lhe rendendo um contrato com uma gravadora. Já participou de diversas trilhas sonoras. Atua como cantor, compositor, palestrante, designer, ilustrador e instrumentista.
Atualmente, está em turnê para divulgar seu terceiro álbum ‘’CATTO’’. Sua turnê intitulada de ‘’ O nascimento de Vênus’’ já passou pela Europa, Estados Unidos e por diversas cidades brasileiras.
Rubel
Rubel Brisolla (lê-se Rúbel) é um cantor brasileiro de 22 anos, carioca, que m mistura o melhor da MPB, o melhor do folk americano e o melhor do indie, e constrói uma mistura mágica juntando letras intensas e uma voz gostosa de se ouvir, dando criação ao seu primeiro álbum, Pearl, gravado durante intercâmbio na cidade americana de Austin, no Texas, onde cursou cinema por um ano. E agora em 2018, Rubel nos presenteou com o álbum “Casas” que possui 14 músicas, parceria com o rapper Emicida e muita música boa. Este mesmo álbum lhe acarretou uma indicação ao Grammy Latino.
Jaloo
Jaloo começou a carreira em 2010 e promete ser um dos grandes nomes do Indie brasileiro. Seu remix "Oblivion Loló", mistura de "Oblivion" e "Minha Vó Tá Maluca", de Grimes e MC Carol, recebeu elogios da cantora canadense original. Em 2014 lançou o EP “Insight”, com três músicas originais e um cover de Oblivion, da Grimes. Em 2015, Jaloo lançou “Ah! Dor!”, o primeiro single de seu primeiro álbum. “Ahǃ Dorǃ” ganhou videoclipe e foi postado no YouTube.
Em 23 de outubro de 2015, lançou seu álbum completo, chamado “#1”. O álbum conta com 12 músicas e tem elementos de indietronica, tecnobrega e indie pop, junto com batidas bem brasileiras.Em janeiro de 2016, “A Cidade” ganhou clipe ao vivo, servindo como o segundo single de “#1”.Em março de 2016, Jaloo lançou o terceiro single do “#1”, “Last Dance”, canção que tem um videoclipe dirigido e roteirizado por ele mesmo, relacionado com a capa do seu álbum. Em abril de 2016, o paraense lançou o EP “Ah! Dor!”, com um remix feito pelo Boss In Drama. Ele também já participou como ator do filme "Paraíso Perdido"