Clara Balzary – Warner Press

Na próxima segunda (13), a banda norte-americana Red Hot Chili Peppers se apresenta pela primeira vez em Curitiba no Couto Pereira para alegria dos fãs. E o show terá um toque especial: será a primeira vez que o guitarrista John Frusciante toca na América Latina em mais de vinte anos. A turnê Unlimited Love Tour foca nos lançamentos de 2022 do grupo – os álbuns Return of the Dream Canteen e Unlimited Love -, mas o público também pode esperar ouvir os sucessos que marcaram a longa trajetória da banda, formada ainda por Anthony Kiedis (vocal), Flea (baixo) e Chad Smith (bateria).

A polêmica do setlist

É o que mostram os recentes setlists de apresentações no Brasil, no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, que geraram altas discussões nas redes sociais. Para os fãs de carteirinha, o melhor setlist foi em Brasília, onde a banda abriu com “Around the World”, diferente da maioria dos shows nos últimos sete anos, onde sempre é “Can´t Stop”. Também tocaram “Universally Speaking”, lado B do álbum “By the Way”, “I Like Dirt”, do álbum “Californication” e “I Could Have Lied”, do super álbum “Blood Sugar Sex Magic”. Muita gente reclamou porque não cantaram as conhecidas. No show do Rio de Janeiro por sua vez, o setlist do Red Hot foi menos ousado: abriram com “Can´t Stop”, embalaram com “Suck my Kiss”, “Snow” e ainda mandaram as clássicas “Otherside” e “Under the Bridge”, alegrando os fãs menos fervorosos que gostam é de hits.

O fato é que deve ser difícil para uma banda como o Red Hot Chili Peppers escolher as músicas de um show. Afinal, a trajetória deles é peculiar. Começou lá em 1983 como super alternativa, misturando funk, rock, rap e punk, com visuais bastante diferentes e ousados, com direito a apresentações com os integrantes vestidos apenas com meias. Uma genialidade que parecia destinada ao underground. Porém, em 1991, com o álbum “Blood Sugar Sex Magik”, a banda deu um passo para a popularização. Com “Give Away”, “Suck my Kiss” e “Under the Bridge”, o Red Hot deu o primeiro passo para se tornar um fenômeno mundial. Os álbuns “One Hot Minute”, de 1995, “Californication”, de 1999, “By the Way”, de 2002, só confirmaram que Red Hot Chili Peppers veio para ficar com uma das maiores bandas de rock do mundo, agradando gregos e troianos.

Arriscamos um possível setlist do show do Red Hot Chili Peppers em Curitiba com base nos últimos shows da banda

Intro Jam
Can’t Stop ou Around the World
The Zephyr Song ou Scar Tissue
Dani California ou Snow (Hey Oh)
Universally Speaking ou Here Ever After
Aquatic Mouth Dance ou Otherside
Soul to Squeeze
Eddie
Me & My Friends
Hard to Concentrate
Tell Me Baby
Havana Affair (cover de Ramones)
Carry Me Home ou The Heavy Wing
Californication
Black Summer
By the Way
Bis:
Under the Bridge ou I Could Have Lied
Give It Away

Será que Chad vai aparecer em algum bar de Curitiba?

Outra dúvida entre os fãs é se o baterista Chad Smith vai aparecer em algum bar de Curitiba para curtir ou até dar uma canja. Em Brasília, ele foi visto no show da dupla sertaneja Jorge Mateus. Já no Rio de Janeiro, ele tocou em um barzinho em Copacabana.

Bloqueios de trânsito e ônibus

Para garantir a segurança do público do show do Red Hot Chili Peppers no Estádio Couto Pereira, os bloqueios de trânsito no Alto da Glória serão feitos a partir das 7h do dia do show e vão até a 1h da madrugada de terça-feira (14/11). Duas linhas do transporte coletivo terão itinerários alterados.

Serão feitos 13 bloqueios nas ruas Barão de Guaraúna, Pedro Rolim de Moura, Floriano Essenfelder, Mauá, 21 de abril, Amâncio Moro, Ivo Leão, Tertuliano Muller e Maria Clara. Caso seja necessário, mais dois bloqueios serão feitos nas esquinas das ruas Mauá com Itupava e Agostinho Leão Júnior com Padre Camargo.

Para melhorar o fluxo do trânsito na região, serão feitos desvios pelas ruas Nicolau Maeder, Augusto Stresser, Almirante Tamandaré, Barão de Guaraúna (na parte não bloqueada), Augusto Severo e Itupava.

Quem for passar pela região, deve se atentar à movimentação. É esperado que 41.000 pessoas assistam ao show, que terá os portões abertos às 15h. A orientação para os motoristas que não precisam acessar a região é que evitem a área e procurem rotas alternativas.

Para auxiliar no trânsito, agentes da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) farão o monitoramento da região.

Linhas de ônibus – Por conta dos bloqueios, as linhas 361 Augusto Stresser e 374 Hugo Lange terão desvio de itinerário para as ruas Amintas de Barros, Sete de Abril e Alberto Bolliger, sentido bairro, e pelas ruas Augusto Stresser, Paraguassu, Machado de Assis, Almirante Tamandaré e XV de Novembro, sentido centro. As alterações podem ser conferidas aqui.

Acesso do público

A abertura dos portões será às 15 horas e o show começa às 21 horas.

Pista Premium: Portão 13
Pista: Portão 1
Cadeira Social Inferior: Portão 20 e Portão 21
Cadeira Social Superior: Portão 20 e Portão 21
Cadeira Protork (Maua): Portão 5
Arquibancada: Portão 3

Itens proibidos

Câmeras fotográficas ou filmadoras profissionais ou com lente destacável;
– Go-Pro (Ou similares);
– Tablets;
– Cartazes de qualquer tipo;
– Guarda-chuvas;
– Bebidas alcoólicas;
– Materiais ou objetos que possam causar ferimentos; – Armas de fogo ou branca de qualquer espécie;
– Copos de vidro ou qualquer outro tipo de embalagem; – Fogos de artifício;
– Papel em rolo, jornais e revistas;
– Bandeiras e faixas com mastro;
– Capacetes de motos ou similares;
– Correntes, cinturões e pingentes;
– Roupas ou acessórios com partes pontiagudas que podem machucar;
– Drogas ilegais, substâncias tóxicas, medicamentos sem receita médica ou produtos compartilhados com outras pessoas por motivos médicos. Quem precisar Levar os medicamentos, deve apresentar receita médica em seu nome;
– Desodorante, cosmético ou perfume em recipientes com volume superior a 90 ml;
– Materiais destinados à fabricação de bombas ou que possam causar incêndios;
– Lasers, walkie-talkie e drones;
– Pistolas de água, cadeiras, panfletos e adesivos;
– Animais – exceto cães guias identificados e acompanhados de portadores de deficiência visual; – Utensílios de armazenagem;
– Cadeiras ou bancos;
– Bastão para tirar foto;
– Buzinas de ar;
– Mochilas ou bolsas maiores do que 20x30cm;
– Outros objetos que possam causar riscos, dano ou importunação,
sujeitos ao critério da produção, segurança e policiamento no local.
-Cigarro Eletrônico.
*O portador do ingresso será submetido a inspeções e revistas corporais.
**Os objetos não autorizados serão descartados.
***O evento não possui guarda-volumes.

Dicas úteis

– Dê preferência ao transporte público;

– Não compre ingresso de cambistas ou pessoas desconhecidas na rua;

– Programe-se. Saia com pelo menos 02 horas de antecedência e verifique eventuais vias que estarão bloqueadas para o evento;

– Caso vá de Táxi: Combine antecipadamente a ida e a volta do show com um taxista próximo de sua casa;

– Use roupas leves e hidrate-se constantemente.