Leo-Aversa – Adriana Calcanhotto: “Momento de revolta pacífica

Em 2022, confinada em casa, depois de compor e gravar um disco inteiro (‘Só’, de 2020) com colaboradores em diversas cidades do Brasil, Adriana Calcanhotto está de volta aos palcos com o show ‘Voz e Violão’. Nesta sexta (29), ela apresentará os maiores sucessos no Teatro Guaíra, em Curitiba. “Vai ser encontro, reencontro, tudo ao mesmo tempo agora. Ainda mais no Teatro Guaíra, um lugar tão especial”, disse Adriana, em entrevista ao ‘Bem Paraná’.

A turnê ‘Voz e Violão’ passou por cidades brasileiras e dez países da Europa. O repertório do espetáculo traz músicas que marcaram a carreira de Calcanhotto. Além de clássicos como ‘Devolva-me’, ‘Vambora’ e ‘Esquadros’, ela apresenta ‘Veneno Bom’, que foi a composição premiada com Menção Honrosa no International Songwriting Competition (ISC) deste ano; ‘A Flor Encarnada’, gravada por Maria Bethânia em ‘Noturno’, e algumas canções inéditas. “O setlist deste show tem muita ligação com as canções que as pessoas mais gostam de cantar nos shows”, afirmou ela.

A realização é da Vesper Entretenimento e a produção local é da Polarize Comunicação e Eventos e Brave Produções.

Leia os principais trechos da entrevista de Adriana Calcanhotto ao ‘Bem Paraná’.

Bem Paraná — O setlist do show traz sucessos de todas as épocas da carreira. Há também músicas do álbum ‘Só’ gravado na pandemia?

Adriana Calcanhotto — Sim, tem uma canção do álbum ‘Só’, que é ‘Corre o Mundo’. E tem uma canção que não está no álbum, mas foi escrita na pandemia, que é ‘2 de junho’

BP — O que mudou na artista Adriana Calcanhotto durante a pandemia, durante o isolamento social?

Adriana — Como artista, ficou muita clara a falta que faz o contato com o público durante a pandemia, da catarse que é um show.

BP — A escolha do repertório deste show tem ligação com este período pandêmico?

Adriana — O setlist deste show tem muita ligação com as canções que as pessoas mais gostam de cantar junto. Depois da parada do mundo, nesta volta há uma ‘revolta’ em ambos os sentidos, sem violência, uma revolta pacífica, pela música e é isso que este show traz.

BP — Porque a escolha do formato voz e violão?

Adriana — O formato do violão e voz é a base, onde eu trabalho tudo da música. Quando eu vou tirar a música de um compositor, quando eu faço as minhas, na maioria dos casos, faço em voz e violâo. Eu trabalho assim. Este formato é a maneira mais direta de mostrar as canções. Outra maneira é com a banda, de formato diferentes com músicos diferentes. Na verdade, eu não prefiro nenhum dos formatos. Eu gosto da alternância deles. Eu acho que neste momento de volta, a voz e o violão é o melhor formato.

BP — Você lançou o single ‘2 de junho’, sobre a morte do menino Miguel, de 5 anos, que caiu de um prédio de luxo em Recife. Qual a importância da arte transcrever tragédias e acontecimentos quase em tempo real? Você acha que é uma tendência na sua carreira?

Adriana — Eu diria que não é uma tendência, mas uma faceta do meu trabalho, do tempo real, porque isso é a crônica. Fui leitora voraz de crônica. É uma influência importante do meu trabalho. O álbum ‘Só’, por exemplo, é um álbum de crônicas.

BP — Há planos de novos discos ou singles?

Adriana — Só posso dizer que há planos, há grandes planos.

BP — Qual a expectativa para este show em Curitiba? Será um verdadeiro reencontro com o público?

Adriana — É uma reencontro sim. O interessante é que tenho notado em outros shows da turnê que também tem sido a primeira vez no show de muita gente. Após a pandemia, eles dizem que não vão mais perder a oportunidade. O show em Curitiba será muito interessante, uma cidade verde, de ponta, um Brasil tão diferente. Vai ser encontro, reencontro, tudo ao mesmo tempo agora. Ainda mais no Teatro Guaíra, um lugar tão especial.

SERVIÇO
Adriana Calcanhotto em Curitiba
Quando: 29 de julho de 2022 (sexta-feira), às 21 horas
Onde: Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971 – Centro)
Quanto: Os ingressos variam de R$ 120,00 a R$ 240,00 de acordo com o setor e modalidade escolhidas
Vendas: Disk Ingressos (Ventura Shopping – de segunda a sexta, das 11h às 22h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h, Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9 às 18h), na bilheteria do Teatro Guaira (de terça a sábado, das 12h às 21h)
**Entrega em domicílio com taxa de entrega
Classificação: Livre
Realização: Vesper Entretenimento, Polarize Comunicação e Eventos e Brave Produções