Conhecer lugares incríveis, aprender uma língua, enriquecer o currículo e ainda ajudar uma causa. Sim, isso tudo é possível com o chamado `volunturismo`, uma nova modalidade que atrai cada vazes mais os viajantes jovens que buscam experiências fora e dentro do Brasil, mas com um propósito. Na maioria das oportunidades, os períodos da experiência variam de uma semana até três meses. As opções incluem cuidar de crianças órfãs, construir casas populares, hospitais e escolas, dar aulas, fazer atendimentos na área de saúde em locais remotos, cuidar de animais. Vale a pena ressaltar que, na maioria dos programas, as passagens são por conta do aventureiro.
Nem sempre é preciso saber falar outra língua, já que há oportunidades no Brasil, também, em Portugal ou outros países que têm como idioma, o português. Se for para outros países, na oportunidade vai dizer qual idioma é necessário para cada função e o nível que é preciso. Em um hostel por exemplo, pode ser necessário inglês para quem trabalhar na recepção, mas não para quem for ajudar na organização. Os sites trabalham com pessoas a partir de 18 anos, mas o mínimo e máximo da idade buscada pelo anfitrião, geralmente está descrito na oportunidade nos sites.
A Worldpackers é uma rede internacional que conecta pessoas que precisam de trabalhadores temporários e voluntários dispostos a trabalhar em troca de hospedagem. A rede funciona à base da colaboração e da honestidade dos usuários, que podem ser divididos entre viajantes voluntários e anfitriões. Os anfitriões divulgam no site os tipos de trabalhos que necessitam. Tem de tudo por lá, como por exemplo: vaga paga fotógrafos, para cuidadores de crianças e idosos, cozinheiro de pousada, recepcionistas, guias turísticos, entre outros. Neste caso, o voluntariado pode ser ligado a causas sociais, projetos ecológicos, ou apenas turísticos. Em troca do seu trabalho cujo expediente será definido entre as partes ou pré-estabelecido na vaga oferecida -, o anfitrião oferece a hospedagem ou, em alguns casos, um desconto relevante na estadia. Para participar como viajante voluntário, é preciso preencher o formulário do site com dados sobre o seu perfil e pagar uma taxa para se tornar membro verificado e ter acesso aos contatos dos anfitriões. A empresa garante ter mais de 620 mil viajantes cadastrados em 172 países, além de disponibilizar um suporte online e aplicativo onde as experiências são avaliadas pelos viajantes e anfitriões.
Outro site é Workaway.info, que unciona como uma ponte que conecta os anfitriões e os voluntários. No site você consegue ver os perfis de todos os anfitriões que querem receber alguém em casa de graça em troca de 4 á 5 horas de serviços por dia, 5 dias na semana. São mais de 32 mil vagas em 170 países. Tem famílias, hostels, fazendas, casa de campo, hotel enfim são inúmeras as oportunidades de achar alguém legal que vai te hospedar. As oportunidades são divididas por área, por exemplo, cuidar de animais, ajudar em ONGS, participar de comunidades, atividades sustentáveis. Neste site, tem que pagar uma taxa anual de USD$ 32 dólares para 1 perfil de 1 pessoa, ou USD$ 42 dólares caso o perfil seja um perfil em uma dupla de amigos.
O TrustedHousesitters é dedicado somente para quem quer ser babá de animais. Funciona assim: alguém disponibiliza sua casa para que cuidem dos seus animais de estimação, sem custos, numa troca de serviços. Para participar do programa, é preciso pagar uma taxa anual de US$ 119.00, mas oportunidades em vários lugares do planeta.
Sites para pesquisar oportunidades
Worldpackers
www.worldpackers.com
Aiesec
https://aiesec.org.br/
TrustedHousesitters
https://www.trustedhousesitters.com/
Workway
Workaway.info
ONU
https://www.unv.org/become-volunteer
Algumas oportunidades interessantes
Itália
O abrigo Agripunk resgata animais de grandes fazendas. Eles são veganos e lutam pelos direitos de seus amigos e sempre precisam de ajuda.
Índia
Alimente as redes sociais da ONG Sambhali e ajude a dar voz para mulheres vítimas de violência doméstica em Jodhpur, na Índia.
Tanzânia
Visite aldeias Massais na Tanzânia levando alimentos e ensinando profissões para adolescentes que passaram pelas mais diferentes dificuldades. Órfãs, vítimas de abuso sexual, grávidas, possíveis vítimas de casamento precoce e mutilação genital feminina.
China
Você pode aflorar seu lado artístico ajudando na decoração de um antigo Monastério Zen Budista de mais de 1400 anos na China.
Vietnã
A tarefa é cuidar de bebês em um centro de assistência angolana que oferece aulas de dança ou ainda apoiar estudantes com dificuldade de aprendizado em Hanói, no Vietnã.
Argentina
Ajudar nas atividades de um Centro de actividades holísticas en un entorno natural
Saiba
Como ser voluntário da ONU
O primeiro passo para ser voluntário no exterior com a ONU é determinar se você atende aos requisitos mínimos que são: ter 25 anos e mais (sem limite de idade); diploma universitário ou diploma técnico superior, peelo menos dois anos de experiência profissional relevante em uma formação profissional; bons conhecimentos de inglês, espanhol ou francês, compromisso com os valores e princípios do voluntariado, capacidade de trabalhar em um ambiente multicultural, vontade de trabalhar com pessoas e organizações locais e capacidade de adaptação em condições de vida difíceis. O site para se inscrever é https://www.unv.org/become-volunteer
Perfis em alta demanda incluem desenvolvimento e gerenciamento de projetos (desenvolvimento da comunidade, ambiente, programa e projetodesenvolvimento, gerenciamento de projetos, monitoramento e avaliação); assuntos jurídicos (direitos humanos, proteção, reassentamento, reintegração, repatriamento,determinação do status de refugiado, proteção à criança); ciência política (assuntos civis, assuntos políticos); informação pública (relatórios erelações); engenharia (engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica), saúde (medicina geral, saúde pública).