image
Reality Show ‘Chef de Alto Nível’ (Globo)

O novo reality show da Globo promete emoções na cozinha. Comandado pela clássica Ana Maria Braga, ‘Chef de Alto Nível’ terá 24 participantes e um prêmio de meio milhão de reais. O programa estreia no dia 15 de julho na TV Globo e vai ao ar às terças e quintas, após ‘Vale Tudo’.

Os escolhidos superaram etapas de uma seleção com quase 15 mil inscrições, incluindo audições presenciais com 86 cozinheiros. Agora, no programa, eles serão divididos nas categorias cozinheiros da internet, profissionais e amadores, prontos para encarar o desafio de vencer as dificuldades e brilhar na Torre das Cozinhas. 

O programa terá representantes da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal. Saiba quem são eles:

COZINHEIROS DA INTERNET NO CHEF DE ALTO NÍVEL

Allan Mamede – Mamede nasceu e vive na cidade do Rio de Janeiro. Com 26 anos, divide seu tempo entre as atividades de personal chef e criador de conteúdo. Em seu principal perfil nas redes, @chefmamede, ele mostra para quase 200 mil seguidores a realidade periférica onde vive e trabalha. Com foco na gastronomia brasileira, Mamede se dedica à culinária de fusão, combinando ingredientes e técnicas de diferentes tradições em busca de pratos inovadores. Em 2023, venceu o reality ‘Que Seja Doce’, exibido no GNT, e chega ao ‘Chef de Alto Nível’ querendo ser exemplo para jovens da periferia, como ele. 

Bruna Lopes – Bruna, de 39 anos, nasceu na cidade de Guararapes, em São Paulo, e mora há mais de 11 anos em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A criadora de conteúdo é de uma família de cozinheiros que não perde a oportunidade de se reunir em torno da mesa. Seu principal perfil nas redes, @chefbrunalopes, possui mais de dois milhões de seguidores. Durante sete anos, esteve à frente de uma empresa de massas artesanais, sua especialidade. Em 2022, representando Mato Grosso do Sul, conquistou o prêmio Dólmã e chega ao reality sonhando em dividir a cozinha com Ana Maria Braga. Mas tem uma curiosidade: Bruna não gosta de coentro! 

Bruno Manoel “Preto” – Bruno nasceu na cidade de Paulista, em Pernambuco, e mora no Recife. Conhecido como Preto, o criador de conteúdo tem 40 anos e acumula mais de 800 mil seguidores em seu perfil @preto_na_cozinha. Aos 16 anos, após perder a mãe, passou a vender docinhos com a irmã. Anos mais tarde, foi uma receita de queijadinha que escancarou as portas do mundo virtual para o seu talento na gastronomia. Em 2023, Bruno venceu a competição ‘Que Delícia!’, do ‘Mais Você’, e agora chega ao reality querendo mostrar os temperos pernambucanos que o Brasil não conhece. 

Bruno Salomão “Bubu” – Bruno, de 36 anos, mora em Campinas, no interior de São Paulo. O empresário e criador de conteúdo nasceu em São Luís, no Maranhão, onde aprendeu os segredos da culinária local. Com a família também desenvolveu o gosto pela cozinha árabe e pelo churrasco. Conhecido como Bubu, ele é co-capitão da seleção brasileira de churrasco americano, deixou a carreira em Marketing para cursar Gastronomia e hoje comanda o perfil @canseideserchef, com mais de 180 mil seguidores. Seu canal focado em assados soma 800 mil inscritos e está no ar há mais de uma década. 

Ícaro Conceição – Ícaro, de 33 anos, nasceu e vive em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Chef particular e criador de conteúdo, virou cozinheiro aos 17 anos e se tornou chef aos 24, após passar por cozinhas estreladas. Durante as enchentes que atingiram seu estado, em 2024, comandou, ao lado de outros chefs, uma cozinha voluntária que servia mais de 20 mil pratos por dia. Com passagens por mais de 30 países, afirma que é capaz de cozinhar qualquer prato do mundo. Confiante, espera mobilizar o público com suas falas e sua entrega. Seu principal perfil nas redes, @cheficaro, tem mais de 100 mil seguidores. 

Maria Clara Caldas – Maria nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, e atualmente vive em Lisboa, Portugal. Aos 23 anos, divide seu tempo entre a faculdade de Administração e a criação de conteúdo de gastronomia na internet. Durante a pandemia, lançou o perfil @claracaldas__, onde compartilha suas experiências culinárias com cerca de 40 mil seguidores. A jovem vendia doces em datas comemorativas, fez curso de massas e participou de um workshop na renomada Le Cordon Bleu, em Paris. Competitiva, Maria busca sempre se superar e vê na cozinha uma forma de expressar sua identidade. Chega ao reality para testar seus limites e transformar sua paixão em carreira. 

Marina Fucano – Fucano nasceu em Iacanga, em São Paulo, e hoje vive em Piratininga, também no estado. Aos 32 anos, é criadora de conteúdo e comanda o perfil @marinafucano, onde compartilha sua paixão pela gastronomia com quase 250 mil seguidores. Deixou a carreira de farmacêutica para se dedicar à produção de conteúdo de culinária na internet. Na adolescência, chegou a ser locutora de rádio. Especialista em brasa e churrasco, ela se define como uma pessoa de pavio curto e coração mole. 

Maritza Bojovski – Maritza, de 36 anos, nasceu em Vitória e mora em Vila Velha, no Espírito Santo. Criadora de conteúdo e proprietária de restaurante, ela comanda a cozinha do negócio da família, inspirada por seu pai, chef de cozinha e sua maior referência. Nas redes, compartilha receitas, bastidores e momentos do dia a dia no perfil @maribojovski, com quase 200 mil seguidores. Competitiva e exigente consigo mesma, Maritza também é jogadora de beach tênis e admite ter dificuldade com derrotas. 

COZINHEIROS PROFISSIONAIS NO CHEF DE ALTO NÍVEL

Adriana Veloso – Adriana, de 48 anos, nasceu em Turiaçu, no Maranhão, cresceu em Belém, no Pará, e hoje mora no Rio de Janeiro. Chef de cozinha, carrega no seu trabalho os sabores e tradições da gastronomia paraense, o que rendeu a seu restaurante o prêmio de melhor restaurante brasileiro do Rio de Janeiro em 2022 e 2023, dado pela imprensa especializada. Aprendeu a cozinhar com a mãe e é fã declarada de Ana Maria Braga. Adriana chega ao ‘Chef de Alto Nível’ com o sonho de inspirar outras pessoas que, como ela, começaram de forma humilde. 

Leia também

Arika Messa – Arika, de 42 anos, nasceu em Porto Alegre e mora em Canela, no Rio Grande do Sul, com a esposa e duas filhas. Chef de cozinha e professora, ela chega ao ‘Chef de Alto Nível’ determinada a mostrar para as filhas que é possível vencer trabalhando com o que se ama, no caso dela, a cozinha. Competitiva desde pequena, já foi jogadora de futebol e agora tem como meta conquistar o prêmio de meio milhão de reais do reality e alavancar seu nome e o da sua empresa. Conhecida pelo temperamento forte, Arika até tenta evitar conflitos, mas não costuma fugir deles. 

Iara Guimarães – Iara, de 38 anos, nasceu em Igaratinga, Minas Gerais, e vive na cidade de Ericeira, Portugal. Chef de partida, aprendeu a cozinhar com o pai, Jaci, e se inspira muito em sua tia Elza. Carrega na bagagem o sabor e o afeto da comida mineira, que a faz lembrar da família e de suas raízes. Antes de se dedicar à gastronomia, trabalhou por 13 anos com contabilidade. Para ela, a cozinha é um lugar de memórias e partilha. Voltar ao Brasil foi um dos motivos que fez Iara se inscrever no ‘Chef de Alto Nível’. 

Kelma Zenaide – Kelma mora em Belo Horizonte. Com 53 anos, a chef de cozinha nasceu em Contagem, em Minas Gerais, e aprendeu a cozinhar com a família. Neta de quilombola, guarda na memória os momentos em que o avô preparava refeições no quintal de casa. À frente de um restaurante e buffet especializado em comida afro-brasileira, Kelma transforma cada prato em uma celebração da memória ancestral. Também especialista em literatura africana e afro-brasileira, ela busca valorizar profissionais da cozinha negra e resgatar suas raízes.

Lucas Correia – Lucas, de 37 anos, nasceu em Paranaguá, no Paraná, e hoje vive em Fernando de Noronha, Pernambuco. Chef de cozinha experiente e viajado, passou um ano em Moçambique comandando o restaurante de um hotel e já atuou como professor universitário de gastronomia e trabalhou muitos anos com a chef Manu Buffara. Atualmente, integra uma das principais cozinhas de Noronha. No ‘Chef de Alto Nível’, quer se desafiar e apresentar sua visão de uma gastronomia humanizada, uma cozinha que valoriza a diversidade e a pluralidade. 

Luiz Lira – Lira, de 35 anos, nasceu na cidade de São Paulo e mora em Brasília, no Distrito Federal. Consultor técnico de gastronomia, já atuou em cozinhas do Brasil, França e Espanha, trabalhando ao lado de chefs renomados e em restaurantes estrelados. Sua paixão pela cozinha vem de família: a avó Quitéria trabalhou por muitos anos com Ana Maria Braga, e ele chegou a acompanhá-la em algumas gravações. Lira já participou de um reality na Argentina e agora chega ao ‘Chef de Alto Nível’ com a missão de valorizar a culinária brasileira por meio de ingredientes ainda pouco explorados. 

Raphael Santos – Raphael, de 31 anos, nasceu na cidade do Rio de Janeiro e vive há nove anos em Lisboa, Portugal. Personal chef, tem em seu pai, também chef de cozinha, sua maior inspiração e melhor amigo. Na adolescência, sonhava em ser jogador de futebol, mas foi na gastronomia que encontrou sua paixão. Para se aperfeiçoar, estagiou em açougue e peixaria, aprendendo, na prática, a carnear e filetar. Raphael embarca no ‘Chef de Alto Nível’ com o sonho de voltar ao Brasil e abrir um restaurante ao lado do pai. 

Rodrigo Andrade – Rodrigo, de 24 anos, nasceu e vive em Natal, no Rio Grande do Norte. Chef de cozinha e dono de um restaurante que homenageia sua avó, ele cozinha profissionalmente há sete anos. O jovem é também técnico em Mecânica e começou a cursar Engenharia Elétrica. Competitivo, Rodrigo chega ao reality com a missão de provar que comida regional também é alta gastronomia. Para isso, vai se jogar na competição e promete cozinhar com a alma. 

COZINHEIROS AMADORES NO CHEF DE ALTO NÍVEL

Bruno Sutil – Sutil, de 35 anos, nasceu em Porto Alegre e vive na cidade de São Paulo. Pesquisador sensorial, dedica-se a entender como os sentidos influenciam as decisões das pessoas, prestando consultoria para marcas de alimentos e produtos de limpeza, por exemplo. Apaixonado por gastronomia, se define como um “nerd” do assunto. Ao se mudar para a capital paulista, contava com a ajuda da mãe, que o guiava nas receitas em chamadas de vídeo. Hoje, tem uma cozinha superequipada, seu lugar preferido da casa. 

Dih Vidal – Dih, de 36 anos, nasceu em Mucuri, na Bahia, e mora em São José dos Campos, interior de São Paulo. Dona de casa, tem um e-commerce de roupas infantis. É muito dedicada à família: casada e mãe de dois filhos, Dih os considera seu porto seguro. O interesse pela cozinha veio com o nascimento do primeiro filho, e hoje ela persegue o sonho de ter seu próprio restaurante. 

Erickson Blun – Erickson mora em Brasília. Com 59 anos, o cirurgião do aparelho digestivo nasceu em Ponta Grossa, no Paraná, e teve sua vida transformada pela medicina. Apaixonado pela gastronomia, compara um bom empratamento a uma cirurgia bem-feita. Foi incentivado pela esposa a se inscrever no ‘Chef de Alto Nível’ e tem nos três filhos seus principais críticos culinários. Também se considera um bom jogador de pôquer, além de conhecer bons insumos e ingredientes, e pretende usar essas habilidades na competição para surpreender os adversários e conquistar o paladar dos mentores. 

Flan Souza – Flan mora em Barueri, São Paulo. Com 41 anos, a técnica de enfermagem nasceu em Salvador, na Bahia, e carrega na cozinha uma forte conexão com sua mãe e sua avó, suas grandes referências. Já vendeu cachorro-quente e empadas no hospital onde trabalhava e revela que aprendeu a fazer arroz soltinho com Ana Maria Braga. Atualmente, estuda gastronomia e se declara como uma amante da cozinha. 

Gilmar Francisco – Gilmar mora na cidade do Rio de Janeiro. Com 41 anos, o médico nutrólogo e anestesista nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, e sempre teve a família reunida em volta da mesa. Já enfrentou a obesidade e, hoje, dedica-se a ajudar as pessoas a terem uma relação mais saudável com a comida. Apaixonado por temperos e utensílios de cozinha, adora visitar restaurantes e reproduzir os pratos em casa para a família e os amigos. 

Júlio Nieps – Júlio, de 36 anos, nasceu e vive em Americana, em São Paulo. Tatuador e motorista de aplicativo, se define como caótico, teimoso e determinado. Autodidata, não se prende a receitas nem a estilos únicos. O fã de animes foi incentivado pela sogra a se inscrever no ‘Chef de Alto Nível’ e leva para a competição o desejo de curtir o processo. 

Luiza Soares – Luiza, de 30 anos, nasceu e vive na cidade do Rio de Janeiro. Nutricionista, concluiu recentemente a faculdade de gastronomia e está realizando um sonho antigo: participar de um reality de culinária. Inspirada pelas avós, que sempre foram referência na cozinha, ela cresceu entre receitas e boas memórias. Assistiu a todos os episódios da versão estrangeira de ‘Chef de Alto Nível’ e agora quer conquistar seu espaço e se tornar uma chef da internet. 

Marina Cabral – Marina, de 46 anos, nasceu em Belém, no Pará, e vive na cidade de São Paulo. Empresária, comanda uma empresa que fornece insumos amazônicos para restaurantes do Sudeste. Aprendeu a cozinhar com o pai e, hoje, prepara diariamente as refeições para a filha, com quem tem uma forte ligação. Foi justamente a filha quem a incentivou a se inscrever no reality. Marina chega disposta a vivenciar tudo que o ‘Chef de Alto Nível’ pode oferecer. . 

‘Chef de Alto Nível’, baseado no formato do Studio Ramsay Global, LLC, tem apresentação de Ana Maria Braga, produção de Rodrigo Tapias e Taluana Grieco, direção geral de Carlo Milani e direção de gênero de Rodrigo Dourado. O reality estreia na TV Globo dia 15 de julho e vai ao ar às terças e quintas, após ‘Vale Tudo’. A disputa é exibida no GNT às quartas e sextas, às 21h15, no dia seguinte à exibição na TV Globo. O GNT exibe ainda às sextas, às 22h30, a partir de 18 de julho, o spin-off ‘Cozinha de Alto Nível’, com os chefs mentores Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto.