
“Luis Ricardo – Muito Além do Palhaço Mais Famoso do Mundo” é a biografia que revela os bastidores da carreira de um dos maiores ícones da televisão brasileira, que, por dez anos, interpretou o famoso Bozo no SBT.
- ‘Garota do Momento’ vai abordar discussão sobre desquites
- Globo é criticada por escalar Maria Beltrão para cobertura do Oscar 2025; entenda polêmica
Luis Ricardo, que começou sua trajetória como apresentador no programa Domingo no Parque, se tornou o substituto oficial de Silvio Santos e um dos intérpretes mais marcantes do palhaço Bozo. A história do personagem remonta a 1946, nos Estados Unidos, onde Bozo surgiu em um disco da gravadora Capitol Records. Ao longo do tempo, o palhaço se tornou um fenômeno internacional, sendo interpretado por diferentes atores ao redor do mundo, incluindo Luis Ricardo no Brasil.
No livro, Luis Ricardo compartilha relatos inéditos de sua rotina como o Bozo mais amado do Brasil, desde a primeira vez em que foi convidado por Silvio Santos para vestir o icônico figurino. “Comecei na TV fazendo números de circo. Quando o programa Wandeko saiu do ar, o Silvio sugeriu que eu me vestisse de Bozo para o Domingo no Parque e, aos poucos, minha participação foi crescendo”, conta. Inicialmente, sua função era fazer números de circo e atender um telefone ao vivo para interagir com as crianças, algo que faria mais tarde em seu próprio programa. Ele lembra, ainda, do número de telefone que usava para o público ligar: “236-08-73”.
Além das histórias de bastidores, o livro traz uma visão única sobre os desafios e aprendizados de Luis Ricardo ao interpretar o palhaço Bozo. Um dos momentos marcantes foi quando ele teve que se posicionar em relação ao estilo de humor que o personagem exigia. “Um dos atores que interpretava o Bozo nos Estados Unidos veio a São Paulo para nos ensinar a interpretá-lo. Mas, ao ser questionado pelo Silvio Santos, fui sincero e disse que aquele tipo de humor não tinha nada a ver com o nosso. Ele me incentivou a seguir meus instintos”, lembra com bom humor.
O livro também revela o lado humano de Luis Ricardo. Por exemplo, ele compartilha como o próprio Silvio Santos descobriu que o apresentador tinha alergia à maquiagem branca usada para dar vida ao Bozo. “Silvio percebeu que eu ficava rouco frequentemente e descobriu que era por causa da maquiagem. Ele trouxe uma maquiagem especial dos EUA e a guardava em sua casa, para ninguém gastar na TV”, diz.
Outro momento inusitado foi a experiência de entrar ao vivo sem o nariz de Bozo. “Eu morava no circo com meus pais e pegava o ônibus de madrugada para o estúdio. Era um esforço enorme, pois ainda ajudava a minha família no circo à noite”, relembra.
Entre as situações mais engraçadas, Luis Ricardo recorda os famosos trotes recebidos durante as interações com a audiência infantil. Em um episódio, ao atender uma ligação ao vivo, uma criança xingou o apresentador. “Fiquei sem reação, mas depois consegui contornar a situação, respondendo: ‘O quê? Na sua casa tem urubu?'”, conta, com risos.
Com o tempo, o programa adotou uma solução criativa para os trotes: “Começamos a gravar o som de uma linha telefônica ocupada, para colocar toda vez que uma ligação ‘suspeita’ chegava”, revela. Para driblar os xingamentos durante os jogos, Luis Ricardo usava rimas improvisadas, sempre com um toque de humor.
A biografia de Luis Ricardo vai além de contar os bastidores do programa, oferecendo uma visão sincera sobre a convivência com Silvio Santos, o trabalho nos bastidores e as dificuldades de manter a magia do personagem intacta para as crianças.
Com histórias repletas de humor, emoção e superação, “Luis Ricardo – Muito Além do Palhaço Mais Famoso do Mundo” é uma leitura obrigatória para fãs do SBT, para aqueles que acompanharam a trajetória de Bozo na televisão brasileira e para todos que se interessam por um dos maiores fenômenos televisivos do Brasil.