image
Chef de Alto Nível: Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto são os mentores do novo reality — Foto: Reprodução/Instagram

Com trajetórias de sucesso na gastronomia, os chefs Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto serão os mentores do reality ‘Chef de Alto Nível’. O trio terá papel fundamental no desenvolvimento dos competidores, compartilhando seus conhecimentos e técnicas, além de avaliarem as provas. Apresentado por Ana Maria Braga, o reality garante uma experiência enriquecedora e, ao mesmo tempo, eletrizante aos participantes que sonham com o primeiro lugar do pódio.

No ‘Chef de Alto Nível’, há três níveis de cozinha disponíveis, cada uma delas com equipamentos e desafios diferentes. No topo, uma cozinha industrial, mais sofisticada, que oferece aos participantes uma superestrutura para a produção dos pratos. No meio, o destaque é a cozinha afetiva, uma homenagem às cozinhas brasileiras como lugar de aconchego.

No térreo, a cozinha do porão obriga que os jogadores se reinventem para apresentar seus melhores pratos em condições menos satisfatórias. A cada prova, os participantes descobrem em qual das cozinhas terão de preparar o prato do dia e quais são os alimentos disponíveis para cumprir o desafio. Quem está no topo pode escolher dentre uma maior variedade de opções. Quem está nas cozinhas do meio e do térreo precisa contar com a sorte e se reinventar diante das opções que não forem escolhidas nos outros níveis.

Jurados do Chef de Alto Nível

O chef Alex Atala chamou a atenção dos especialistas desde o início de sua carreira com um trabalho de cozinha contemporânea que valoriza​ ingredientes nativos da região amazônica brasileira. Atala coleciona prêmios nacionais e internacionais e, em 2013, entrou na lista das 100 pessoas mais influentes da TIME Magazine. Seu principal restaurante, D.O.M., é parte do seleto grupo de restaurantes brasileiros com duas estrelas no Guia Michelin, conquistadas em 2015 e mantidas até hoje. Além dele, tem o restaurante Dalva e Dito, especializado em comida afetiva brasileira, que recebeu o prêmio de melhor restaurante de cozinha brasileira em 2024 pela revista Prazeres da Mesa. Atala também é engajado no reconhecimento da sociobiodiversidade brasileira e um dos conselheiros do Projeto Tamar.

Jefferson Rueda é considerado um dos chefs mais respeitados do Brasil. Com mais de 20 anos de uma carreira premiada nacional e internacionalmente, Rueda uniu as paixões pelo açougue e pelo porco para construir o conceito do seu principal empreendimento: A Casa do Porco Bar, que ocupa a 27ª posição no The World’s 50 Best Restaurants 2024 e o primeiro lugar entre restaurantes brasileiros do ranking francês La Liste 2025, além de ter conquistado uma inédita estrela verde do Guia Michelin reconhecendo suas ações de sustentabilidade. Reconhecido por exercer a alta gastronomia caipira, também é chef proprietário do Hot Pork e da Sorveteria do Centro, em São Paulo. 

Renata Vanzetto tem uma carreira marcada por grandes realizações. Atualmente, a chef comanda um grupo de 13 empreendimentos em São Paulo, entre eles, os restaurantes Pescadora e Mi.Ado, a lanchonete Matilda, o bar Me Gusta, o Mé Taberna e o recém-inaugurado restaurante Mamma Vanzetto. Autodidata, Vanzetto aprendeu parte do que sabe em uma temporada de estágio na Europa, onde trabalhou em restaurantes renomados. Em paralelo a sua rotina nas cozinhas, a chef também participou de três edições do reality show ‘Cozinheiros em Ação’ e do programa ‘Chef ao pé d’ouvido’, ambos do GNT. Em 2019, foi eleita como Jovem Talento pelo prêmio francês La Liste.