bernardino2
Foto: Reprodução/Globoplay

O embate entre o cangaço e o poder institucional ganha novos contornos nos episódios de Guerreiros do Sol que estreiam nesta quarta-feira (16) no Globoplay. Nesta nova leva de capítulos, o cangaceiro Josué (Thomás Aquino) recebe uma proposta tentadora do secretário do governador de Pernambuco, Jader Barbosa (Daniel Dias da Silva): em troca da ajuda para deter a Marcha da Libertação, grupo revolucionário que avança pelo Sertão, Josué receberia perdão por seus crimes e a patente de coronel do Exército Brasileiro. Para reforçar o pedido, Jader entrega uma carta assinada por Padre Enoque.

Enquanto isso, o bando de Josué vira tema de um filme dirigido por Amir (Kaysar Dadour), que pretende exibir a história nos cinemas. A ideia, no entanto, desagrada Rosa (Isadora Cruz), grávida e preocupada com a exposição do grupo. Sem conseguir convencer Josué a abandonar a vida de cangaceiro, ela decide fugir, forçando o protagonista a ir atrás da mulher que ama.

Outro núcleo que ganha força é o de Adelzira (Theresa Fonseca), que após deixar o cangaço passa a integrar um circo e estreia como atriz com o nome artístico de Arminda, numa tentativa de romper com o passado. No palco, ela interpreta justamente Rosa, enquanto Josué é vivido por Gonçalves (Odilon Esteves), dono do circo.

A fé também entra em conflito com os sentimentos em uma cena impactante: Padre Bida (Rodrigo Lelis) revela a Valiana (Nathalia Dill) que tem pensamentos pecaminosos com ela. Em busca de redenção, ele se autoflagela, numa tentativa desesperada de se purificar.

Já o clima político esquenta com a chegada do ditador Ribeiro Alves à presidência. Arduino — antes interrogado por Doutor Marinho (Danilo Grandheia) e Heliodoro (Julio Adrião) sobre o atentado contra Jânia (Alinne Moraes) — é nomeado prefeito de Santa Cruz, mostrando como o jogo de poder pode mudar rapidamente.

No campo de batalha, o grupo de Josué mostra inteligência estratégica e vence a tropa da Polícia Militar da Bahia no Raso da Catarina sem disparar um único tiro. Apesar da vitória, o cerco contra os cangaceiros se fecha, e o protagonista se vê cada vez mais encurralado.

Sobre a obra

Guerreiros do Sol é uma produção original do Globoplay desenvolvida pelos Estúdios Globo. Criada e escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, a obra tem colaboração de Claudia Tajes, Mariana Mesquita, Ana Flávia Marques, Dione Carlos e Marcos Barbosa. O historiador Frederico Pernambucano de Mello, autor do livro que inspira a série, atua como consultor de pesquisa e conteúdo.

A direção artística é de Rogério Gomes, com direção geral de João Gomes e Thomaz Cividanes, produção de Juliana Castro e direção de gênero de José Luiz Villamarim.