1000604125
Foto: Divulgação

O humorista Matheus Ceará, ex-integrante do programa A Praça é Nossa, participou ao lado da esposa Bianca Campos do último episódio do podcast PodShape, apresentado por Juju Salimeni e Diogo Basaglia. Durante a entrevista, ele falou sobre a mudança de hábitos em busca de uma vida mais saudável e relembrou a batalha contra a depressão, ansiedade e o alcoolismo.

“Eu bebia demais”, contou Matheus, lembrando que a pandemia agravou a situação. “Eu desenvolvi alcoolismo. Virei alcoólatra. Eu estava tomando três litros de vinho por dia. Ela falava: está bebendo muito. Só que eu respondia: nenhuma, bebo normal, em casa. Eu sempre falei isso. Eu nunca saía, bebia em casa”, disse.

Segundo Bianca, o consumo excessivo de álcool ficou evidente em episódios marcantes. Em um deles, o humorista chegou a tomar 24 garrafas long neck de cerveja durante o tempo de um filme. “Aquele dia foi um dos que eu tive mais raiva dele, porque eu estava deitada no sofá e acordava a cada latinha que ele abria”, relatou.

O episódio fez Matheus perceber que havia perdido o controle. “Aquele dia, eu falei: tem alguma coisa errada aqui, estou passando do ponto. Eu falava que ia parar de beber, mas no domingo começava às 9h da manhã e ia até 11h59 da noite”, recordou.

Além do alcoolismo, ele contou que enfrentou sérios problemas de saúde mental. “Eu tinha depressão, ansiedade, bipolaridade e crise de pânico. Eu tomava quatro remédios, inclusive lítio”, revelou.

Com a adoção de uma rotina fitness, Matheus afirma ter superado parte dessas dificuldades. “Hoje só a bipolaridade ainda é meu gatilho principal. Mas a atividade física tem ajudado muito. Cortei os remédios da ansiedade e da depressão. A musculação é uma terapia. Minha mania hoje é treinar”, afirmou.

Para Diogo Basaglia, a trajetória do humorista é um exemplo do impacto positivo da prática esportiva. “Muita gente acha que musculação é só estética, mas está aqui a prova de que é saúde mental também. Qualquer atividade física é um tipo de terapia, talvez a melhor que existe”, concluiu.

O episódio completo está disponível no YouTube: assista aqui.