Este feriadão é das crianças e por todos os lados elas ganham chamegos que, na área cultural, se traduzem em música, cinema, teatro, livros. As Aventuras de Bambolina é um espetáculo itinerante, adaptação fiel do livro homônimo de Michele Iacocca, cuja história é contada inteiramente por imagens. É ela, encenada pela Pia Fraus, uma das principais companhias teatrais brasileiras, que tem sessões neste feriadão.
A protagonista é uma boneca de pano que tem uma vida comum com sua dona. Abandonada, fica sem rumo – e vive muitas aventuras até encontrar seu destino: ser a estrela de um grupo de teatro de manipulação de bonecos.
O espetáculo recebeu diversos prêmios, além de ser recomendada pela Fundação Nacional do Livro Infantil. A proposta da companhia é a criação de espetáculos de manipulação de bonecos com pouquíssimo uso da palavra, muito próximo da proposta do livro de Iacocca, que usa somente recursos visuais e mantem a profundidade da história. Para não perder a atmosfera do livro, o grupo teve a colaboração do autor na adaptação.
O espetáculo é pautado no trabalho corporal dos atores, na composição de cada personagem e, principalmente, na relação destes com a boneca. As Aventuras de Bambolina se destaca também pelo cenário que compõe uma coreografia a parte que remete ao livro.
A relação com os objetos e as movimentações em cena relembram as brincadeiras da infância: o carro de polícia que é manipulado como numa brincadeira de carrinho, a boneca que se torna parceira de dança e o esconde-esconde para fugir da polícia. Tudo por uma linguagem mais lúdica e próxima do contexto do livro. È a Pia Fraus exercitando sua maestria.
Serviço
As Aventuras de Bambolina. Dias 10 às 15 e 17h e 11 às 15h. R$10 e R$5. Teatro da Caixa (R Conselheiro Laurindo, 280). Informações: (41) 2118-5111