Estreia em Curitiba o espetáculo “Experimento Tebano”, fruto da Oficina de Tragédia Grega, promovido pelo Núcleo de Profissionalização Teatral/Teatro Lala Schneider, que pelo terceiro ano leva ao palco do Teatro Edson D´Ávila a releitura de grandes clássicos da dramaturgia grega.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

No primeiro ano da oficina foi levada a cena a trajetória dos habitantes da lendária cidade de Tróia, destruída pela guerra contra os gregos, o espetáculo chamava-se, portanto, Experimento Troiano. Em 2009, a oficina realizou o espetáculo Electra(s), que fazia uma varredura sobre a trajetória da famosa heroína grega, sob o ponto de vista dos três maiores autores do teatro clássico grego.

Agora em 2010, são levadas à cena, passagens de vários textos que compõem o famoso ‘ciclo tebano’, que narram a história da dinastia de Édipo, o mais conhecido dos personagens da dramaturgia grega.

Focado de diferentes maneiras pelos diferentes autores gregos, o destino de Édipo é intrigante e leva a platéia a diferentes reflexões sobre fraternidade, lealdade e outros conceitos morais e sociais que eternizam-se no tempo e tornam-se universais.

O “Experimento Tebano”, mostra Tebas, a terra do velho Édipo, entregue a uma disputa de poder entre seus filhos pelo trono do pai. Isso nos levou a uma reflexão sobre a eternidade do tema guerras e esse elemento foi usado como ícone da estética do espetáculo, conta Jader Alves, idealizador da Oficina e diretor do espetáculo.

O princípio da oficina é levar aos participantes um maior conhecimento sobre a estrutura do teatro clássico grego e como resultado, fazemos sempre um espetáculo com uma releitura mais moderna das temáticas, procurando dar elementos mais contemporâneos, a partir da estética do espetáculo, explica Jader Alves.
 
Como trata-se de um projeto experimental, o espetáculo fará uma curtíssima temporada de apenas quatro apresentações, nos dias 23, 24, 30 e 31 de outubro às 18 horas no Teatro Edson D´Ávila (anexo ao Teatro Lala Schneider) – Rua 13 de maio, 629.

Serviço

Textos de Eurípedes e Sófocles, acerca da dinastia do herói grego Édipo, com adaptação e direção de Jader Alves. Narra a saga de Édipo, sua esposa Jocasta e seus filhos envolvidos em uma guerra pelo poder da cidade de Tebas. Em cartaz nos dias 23, 24, 30 e 31 de outubro às 19 horas no Teatro Edson D´Ávila (Rua 13 de maio, 629, anexo ao Teatro Lala Schneider). Elenco composto pelos participantes da III Oficina de Tragédia Grega do Teatro Lala Schneider. Duração: 60 minutos. Classificação etária: Livre. Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00. Mais informações: 3232-4499 – www.teatrolala.com.br