Espetáculos De Curitiba

“A Loira Fantasma”, famosa lenda urbana, nos palcos

Lenda conta a história de uma bela jovem loira assombrava e atemorizava os taxistas de Curitiba nos anos 1970

Redação Bem Paraná

Estreia nos palcos o mais novo espetáculo de João Luiz Fiani: “A Loira Fantasma”, uma das mais famosas lendas urbanas brasileiras e vivida intensamente por Curitiba em meados dos anos 1970. Mesmo sem nenhuma conexão com a realidade, as lendas urbanas fazem parte da história das grandes cidades e acabam por ganhar ares de realidade, exercendo um fascínio quase que inexplicável. Esse fascínio sempre me intrigou e sempre quis levar ao palco essa que é uma de minhas lendas urbanas favoritas, explica João Luiz Fiani, autor e diretor do espetáculo.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

A lenda conta a história de uma bela jovem loira assombrava e atemorizava os taxistas de Curitiba nos anos 1970. Segundo a lenda, Lurdes teria sido violentada e assassinada cruelmente por um taxista e que seu fantasma então retornou para vingar-se, assombrando a todos os taxistas da cidade. Diz a lenda que a bela mulher loira tomava um táxi de madrugada e indicava o endereço que necessariamente passava diante de um cemitério e logo após passar pelo local a loira simplesmente desaparecia de dentro do veículo antes de chegar ao seu destino.

O espetáculo mostra não só a parte da lenda que é de conhecimento geral, mas também a trajetória da personagem, ainda em vida, sua vida em família, o dia de seu encontro fatal com a morte, e como ela teria se vingado efetivamente do homem que a havia maltratado tanto. Alternando momentos lúdicos, engraçados e de suspense, o espetáculo traz uma linguagem absolutamente contemporânea que une simbolismo e realismo, fantasia e fatos supostamente reais, explorando ao extremo a imaginação da platéia.

A produção do espetáculo leva a platéia a um mundo ao mesmo tempo imaginário e real e, para tanto, o fato ou a lenda, fazem parte de um universo que é em si mesmo paralelo e presente.

Um dos destaques importantes no espetáculo é nossa preocupação com inclusão social, pois temos no elenco o ator Julio Della Pasqua, que é portador de Síndrome de Dawn, conta Fiani. É a primeira vez que um ator portador de necessidades especiais é incluído no elenco de um espetáculo profissional, no Paraná. Ele é um ator extremamente aplicado e apaixonado pelo teatro, demonstrando, mais do que nunca, que essa é uma arte que exige superação, paixão, e entrega supremas. Julio dá uma grande lição de vida, atuando com garra e muita dedicação, conclui Fiani.

Um espetáculo moderno e ao mesmo tempo épico, que remete a um universo instigante e desafiador. Destaque para a trilha sonora do espetáculo, que é baseada no ritmo que mais compactua com o elemento urbano das lendas: o bom e velho rock´n´roll, que permeia a peça com músicas especialmente compostas para o espetáculo por Mel Maia e Erick Alessandro, com destaque para a canção tema do espetáculo cantada por Henrique Peters vocalista da atual formação da banda Mutantes, que gentilmente aceitou emprestar seu talento para complementar o espetáculo com muito brilho.

A peça faz temporada até o final de agosto, sempre aos sábados e domingos às 21h.

Serviço

Espetáculo com texto e direção de João Luiz Fiani, que reconta uma das mais famosas lendas urbanas de Curitiba, sobre uma loira assassinada por um taxista e que volta para vingar-se, aterrorizando os taxistas da Curitiba dos anos 1970. Em cartaz de 14 a 29/08, sempre aos sábados e domingos às 21h, no Teatro Lala Schneider (Rua 13 de maio, 629). Elenco: Luisa Scheide, Rogério Bozza, Wellington, Lucy Merlin, José Castro, Erick Alessandro, Juliana Davanso, Adilson Matos, Julio Della Pasqua, Maicon Santini, Daniele Agapito, Lucas Buzato, Patrícia Druzian, Thiago Falat, Thiago Schwartz, Christofer Nowakowski, Taciane Vieira, Lola Rodrigues, Gabriela Rocha, Wilson Cernach, Nica Braun, Gabriela Mesquita, Lucas Ribas, Celina Dietzel, Carlos Henrique Silva e Amanda Kierdel. Classificação: Livre. Duração: 60 minutos. Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Informações: 3232-4499 – www.teatrolala.com.br