A Caixa Cultural apresenta, de 15 a 17 de junho, o espetáculo A Mecânica das Borboletas, com texto inédito do dramaturgo Walter Daguerre e direção de Paulo Moraes, da Cia Armazém de Teatro. A montagem aborda o conflito vivido frente às escolhas da vida e suas consequentes perdas e ganhos através da história de dois irmãos. O elenco conta com Eriberto Leão, Ana Kutner, Otto Júnior e Suzana Faíni e a iluminação de Maneco Quinderé.

Remo e Rômulo são dois irmãos gêmeos que moram com os pais numa pequena cidade de interior, no sul do Brasil. Aos 18 anos, Rômulo foge de casa levando as economias da família e, após 20 anos sem dar notícias, ele retorna provocando conflitos e reações diversas. Sentimentos de perda prevalecem em quem busca o sonho de desbravar o mundo e em quem escolhe ficar no mesmo lugar. O primeiro acha que perdeu a participação no crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da família e o segundo tem a sensação de perda por não aproveitar novas oportunidades e experiências que o mundo pode proporcionar, analisa Daguerre.

A ideia do texto surgiu após uma viagem do autor a Lavras do Sul, no Rio Grande do Sul. Observei os hábitos das pessoas do lugar, então comecei a pensar naqueles que saem de suas cidades, e nos que resolvem ficar, como seria a vida deles, conta o autor. No palco, uma Honda CB400, transformada cenicamente numa Harley Davidson, representa o grande sonho de liberdade que Remo passou anos construindo.

Serviço:

Local: Caixa Cultural

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Data e horário: De 15 a 17 de junho (sexta-feira, sábado e domingo), sexta 20h30, sábado 18h e 20h30 e domingo às 18h

Preço: A partir de R$ 10,00