As crianças de Curitiba e Região poderão assistir ao espetáculo de bonecos A menina que morava no arco-íris, inspirado no livro da poetisa curitibana Adélia Maria Woellner, membro da Academia Paranaense de Letras. A peça inédita, que estreia nesta quinta, dia 29, no pequeno auditório da Universidade Positivo, é produzida pelo Grupo Almazém Teatro de Bonecos, com verba da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com os patrocínios do Grupo Positivo e da Celepar.
Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.
Com direção de Gil Gabriel e produção de Dnize Castro, a obra poética foi adaptada à linguagem do teatro de bonecos. Todos os detalhes foram cuidadosamente planejados para tornar a peça ainda mais emocionante, como: trilha sonora, conteúdo lúdico e, em especial, as mensagens de preservação da vida humana e do meio ambiente, fundamentadas no respeito entre os seres humanos.
Gil, responsável pela confecção dos mais de 30 bonecos que fazem parte da peça, conta que o processo de criação é minucioso e leva bastante tempo. Primeiro fazemos uma adaptação da linguagem para o mundo dos bonecos. Depois, escrevemos o roteiro, criamos outros personagens e elementos, definimos o cenário, a trilha sonora e, por último, iniciamos o processo artesanal de esculpir, modelar, pintar e vestir os bonecos. Para dar movimento, apenas três atores trabalham no palco: Gil, Tarcísio Alencar e Gustavo Iaguszeski. O Grupo utiliza várias técnicas nesse espetáculo: manipulação direta, através de hastes, máscaras, bonecos de luva e algumas galerias.
A História
A menina que morava no arco-íris conta a história de Feri-Fêri, uma menina muito imaginativa, que cria metáforas a partir dos problemas vividos pelo planeta Terra. Em seus sonhos, ela construiu a casa ideal, feita de nuvens para que pudesse se deslocar para todos os lugares que quisesse. Feri-Fêri viajou muito pelo espaço, até que certo dia quis pousar e, então, o arco-íris lhe ofereceu aconchego, proteção e toda a formosura das suas cores.
Certo dia, a menina percebeu que a Terra não estava muito bem. Lá de cima, prestou mais atenção e percebeu a tristeza e a preocupação das pessoas que vivem aqui. Viu muita violência, desatenção com a natureza e, sobretudo, muitas explosões. Sentiu que cada explosão machucava a Terra e decidiu mudar essa situação. Chamou seu professor e ambos viajaram para o planeta com a missão de ajudar. Quando chegou, encontrou o ser humano perdido na sua própria confusão. Contudo, viu que as crianças queriam o bem. Assim, Feri-Fêri pôde colocar em prática um plano de transformação. No plano, o carinho e o respeito pelas pessoas e pela natureza possibilitam uma conexão entre o real e o imaginário, visando educar e sensibilizar o público mirim.
Serviço:
A menina que morava no arco-íris
Apresentações: 29/04, 30/04, 01/05, 02/05, 06/05, 07/05, 08/05 e 09/05
Durante a semana: às 10h30 e às 15 horas
Sábados e domingos: às 16 horas
Local: Pequeno Auditório da Universidade Positivo
Ingressos: R$ 12 e R$ 6
Informações: (41) 3245.8043 e (43) 9105.6748
www.almazemteatrodebonecos.com.br