Durante dois dias, 17 e 18, às 20h30, alunos do Projeto Pré-profissional da Escola de Dança Teatro Guaíra apresentarão “Somente Czerny”, no Guairão, um espetáculo em que o corpo ganha luz e brilho, tendo em foco o movimento. Os ingressos custam: R$6,00
A obra envolve as duas áreas de conhecimento da Dança trabalhados com os alunos, o Clássico e o Contemporâneo, tendo como motivo condutor a música de Carl Czérny. Resultado de um árduo trabalho de todos os professores que ora coreografam, ora ensaiam e também cumprem seu papel de educadores, orientando e formando corpos e mentes perseverantes em suas metas.
“A Escola mais uma vez mostra aquilo que ela se propõe a fazer, preparar o artista de qualidade. Com coragem e determinação, enfrenta seus desafios, preparando um corpo artístico, independente se o mesmo está inserido numa grande obra ou numa amostragem coreográfica” diz Jocy Beckert Coordenadora da Escala.
Carl Czerny foi um pianista, compositor e professor austríaco, nascido em Viena em 21 de fevereiro de 1791 e faleceu em 15 de julho de 1857. É mais bem lembrado hoje pelos seus livros de estudos para piano.
Menino prodígio fez sua primeira aparição em público em 1800, tocando um concerto de piano por Mozart. Mais tarde ele reproduziu o Concerto para Piano nº. 5 em Viena, 1812. Não demorou muito até que Czerny começasse a ensinar e aos quinze anos ele já era um instrutor muito procurado. O seu aluno mais notável foi Franz Liszt. Czerny é mais reconhecido como compositor pelo grande número de peças didáticas de piano que escreveu, sendo que várias das quais ainda são usadas hoje, como A Escola da Velocidade e A Arte da Destreza dos Dedos. Ele foi um dos primeiros compositores a usar étude (estudo) no título.
Czerny publicou um esboço autobiográfico, Erinnerungen Aus Meinem Lebem (Memórias de Minha Vida, 1842).