A Caixa Cultural Curitiba apresenta, na próxima sexta-feira (30) até domingo (2), o espetáculo Agreste Malvarosa, uma fábula sobre a ignorância, o preconceito e o amor incondicional. Escrita por Newton Moreno e dirigido por Ana Teixeira e Stephane Brodt, a peça deseja propor, ao público, um diálogo com questões fundamentais de nossa época, abordando a homossexualidade e a homofobia, e levando ao público emoção e reflexão.

A história começa com um flerte no meio da cerca, no qual um casal de lavradores, no sertão, descobre o amor. Porém, depois de 22 anos, durante o velório do marido, descobrem que o marido é uma mulher, gerando levantes de repulsa e homofobia. Poderia ser mais uma história de amor, não fosse a crueldade despertada pela descoberta reveladora.

O autor construiu o texto partindo de sua pesquisa sobre orientação sexual de mulheres lavradoras do interior de Pernambuco, mulheres que desconheciam seu corpo e sua sexualidade. Agreste Malvarosa recorre a um dos elementos do imaginário sertanejo: a figura da mulher que se traveste de homem, e aborda a reflexão sobre até onde essas mulheres tinham consciência de seus corpos, de suas cascas e de sua transgressão.

Em cena, duas atrizes narram e representam as personagens desta história, montando e desmontando a cena com o mesmo domínio que assumem a passagem narrador-personagem / personagem-narrador. As atrizes criam a ambiência do espetáculo e introduzem o sertão assim como fazem os repentistas, gerando uma aproximação entre público e plateia, com a atmosfera da contação de histórias.

O espetáculo, por intermédio da relação de amor inusitada entre duas pessoas, pretende criar uma esfera de magia, onde o aspecto lúdico convidará os espectadores a participar daquele universo, rompendo preconceitos, distinções e ideias sobre a realidade.

Serviço:

Local: Caixa Cultural Curitiba

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Data e horário: De 30 de novembro a 2 de dezembro de 2012 (sexta-feira a domingo), sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h

Preço: A partir de R$ 5,00