Caixa Cultural apresente espetáculo “Crítica Genética”

Cia das Danças explora o processo artístico de construção de uma obra

Redação Bem Paraná com assessoria

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 31 de agosto a 2 de setembro (sexta-feira a domingo), o espetáculo de dança Crítica Genética, baseado na teoria da crítica genética, área que trata dos registros que um artista faz ao longo do percurso de construção de sua obra. A direção é da coreógrafa Claudia de Souza, que encontrou inspiração para uma reflexão sobre o corpo como um documento que congrega, em si, uma história genética e cultural.

Para a diretora, as histórias e experiências são fator de influência para o comportamento do ser humano e suas relações. No meu trabalho como coreógrafa e diretora, tanto a história pessoal de cada intérprete, quanto o olhar dele para o que apresento em processos e pesquisas, é material para pesquisa e improvisação, explica Claudia. Acredito que não dá para descolar da atuação as suas histórias e vivências/experiências, então uso isso para potencializar a criação, completa.

O espetáculo promove uma reflexão sobre o processo criativo da coreógrafa e a relação com os bailarinos que fazem parte da companhia de dança. Para compreender a história e as experiências inscritas no corpo, Claudia buscou um contato próximo com os bailarinos, com laboratórios de sensibilização e de documentação do processo criativo.

A inspiração da diretora surgiu a partir de um trabalho de mestrado de um amigo que tinha como princípio a crítica genética, base da sua pesquisa. Na época ele recolheu todo tipo de registro e vestígios que faziam parte do processo desse trabalho e tivemos algumas conversas. Me surpreendi com o nível de informação que continha o trabalho, que ia além da obra e falava de mim como artista, com uma legitimidade que eu mesma desconhecia. E era assim que eu lidava com o meu trabalho e com os artistas com quem trabalhava. Eu os observava também como material para criação. Resolvi então propor algo além, propor que eles doassem as suas sensações, sentimentos e histórias para o processo, e que realizássemos um mergulho em nós mesmos para criar esse espetáculo, conta Cláudia.

Serviço:

Local: Caixa Cultural

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Data e horário: De 31 de agosto a 02 de setembro de 2012 (sexta-feira a domingo), sexta e sábado, às 20h – domingo, às 19h

Preço: A partir de R$ 5,00