Do dia 20 a 22 de janeiro, a Caixa Cultural traz para Curitiba o projeto infantil Música para Gente Miúda. O evento exibe três espetáculos, cada uma em dois horários: Brincantes da Palavra Cantada, O Menino Teresa – Banda Mirim e Auto-ContraBaixo do músico Tibô Delor.

O objetivo do projeto é levar uma programação artística de qualidade para o público infantojuvenil, difundindo cultura e estimulando a formação de platéias, aproximando esse público de produções artísticas e culturais que apresentam pontos de vista diversos em relação ao mundo em que se vive.

No dia 20 de janeiro, o encontro é um espetáculo interativo  com os quatro músicos brincantes da coleção Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada. Nele são desenvolvidos jogos e brincadeiras musicais – o público assiste e participa ao mesmo tempo, experimentando as atividades oferecidas pela coleção.

Com o repertório da Palavra Cantada, entremeado por outras canções tradicionais brasileiras, o público responde adivinhas, faz percussão com o próprio corpo, desvenda o enigma dos instrumentos e aprende alguns conceitos musicais.

No repertório estão presentes algumas músicas consagradas da dupla Paulo Tatit e Sandra Peres, como Fome-Come, Ora Bolas e Pomar, e músicas do universo tradicional das canções infantis, como Peixe Vivo e Escravos de Jó.   

Dia 21 de janeiro, o espetáculo de música infantil conta a história de Teresa, uma menina que resolveu, por um dia, virar menino para descobrir os segredos de quem usa cueca. A montagem recebeu o Prêmio APCA 2008 – Melhor Cenário e Prêmio Coca-Cola/Femsa 2008 – Melhor Atriz e Melhor Cenário.

A Banda mirim é um coletivo composto por 14 artistas (atores, músicos, cantores e artistas circenses) e inúmeros colaboradores que se destacam com espetáculos destinados ao público infantojuvenil.

Desde 2004 se dedica a inventar e produzir atividades cênicas que combinem linguagens derivadas do circo, do teatro e da música, buscando neste elo de integração traduzir em poesia e linguagem lúdica o universo das crianças.

E no último dia do evento, Tibô Delor realiza uma performance musical mostrando as várias facetas do contrabaixo. Durante a apresentação, o espectador se torna testemunha da luta que o personagem trava com o instrumento: no começo um objeto enorme, pesado e estranho que aos poucos vai se transformando em instrumento de poesia, que fala, dança e ri.

Natural da França, Tibô Delor se formou no conservatório de Nice, como saxofonista. Descobriu a paixão pelo contrabaixo com o mestre André Mariller, se tornando, aos 19 anos, baixista acústico do Conservatório Superior de Músico de Paris. Foi integrante da Orquestra de Ópera de Paris durante quatro anos e da L’Orchestre de Contrabasses, grupo parisiense com a proposta de música instrumental teatral.

Serviço:

Local: CAIXA Cultural

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Data e horário: De 20 a 22 de janeiro de 2012 (sexta-feira a domingo), às 15h e às 18h

Preço: A partir de R$ 3,00