Cena Hum promove um dos principais eventos teatrais do Paraná

A 33ª. Mostra de Teatro conta com a estreia de 31 espetáculos inéditos, e espera reunir um público de 8 mil pessoas, durante 27 dias

Redação Bem Paraná

Dos dias 15 de novembro a 11 de dezembro, a Cena Hum Academia de Artes Cênicas realiza um dos maiores eventos de teatro amador do estado. O público esperado, em 27 dias de evento, é de cerca de 8 mil pessoas. A 33ª. Mostra de Teatro irá disponibilizar ao público curitibano a estreia de 31 espetáculos dos mais variados gêneros. Serão dramas, comédias, uma tragicomédia musical, montagens infantis e infanto-juvenis.

A mostra é composta de montagens realizadas pelos alunos dos cursos de Iniciação Teatral, Expressão Teatral, Encenação Teatral e Formação de Atores, da academia Cena Hum. Os alunos têm idades a partir de quatro anos, sendo que os maiores de 16 concorrem em 18 categorias ao Troféu Cena Hum, que premia os destaques do ano de 2011. Entre as categorias estão a de melhor ator, melhor atriz e melhor espetáculo.

O espetáculo de estreia será Quando Romeu Partiu, de Airen Wormhoudt, que fala dos planos, ilusões, memórias, sonhos e projetos de dois personagens saídos da obra do dramaturgo William Shakespeare. Nos dias 29 e 30 de novembro, será apresentado Anita, baseado na biografia de Anita Malfatti, umas das precursoras da arte moderna no Brasil. A Semana de Arte Moderna e as cartas trocadas com os amigos Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral são alguns dos momentos que fazem parte da história.

Outro destaque é Lição, uma tragicomédia musical assinada pelo diretor e professor de interpretação George Sada. A montagem é baseada na obra do dramaturgo Eugène Ionesco e faz parte de um trabalho de pesquisa de linguagem teatral musicada ao teatro do absurdo. Retrata o momento de aprendizado de uma estudante em sua aula particular, onde o que se diz é além da compreensão e da lógica verbal.

Também de George Sada, será encenado Dori. Com elenco formado por crianças entre quatro e seis anos de idade, a peça é baseada em músicas do compositor Dorival Caymmi e conta as aventuras vividas pelo solitário Dori, único menino que vive em Adorada, uma pequena vila de pescadores localizada no interior do estado da Bahia.

A mostra conta também com dois espetáculos de rua, nos quais as pessoas poderão assistir gratuitamente, em alguns locais da região central de Curitiba. Manifesto D`Arc, com texto de Liz Santos, será apresentado nos dias 01, 03, 08 e 09 de dezembro, no centro histórico.

A montagem Notre Dame, de Manoela Reichmann, poderá ser vista nos dias 03 e 10 de dezembro, na Praça Tiradentes e nos dias 04 e 11, nas Ruínas de São Francisco.

Serviço:

Local: Teatro Cena Hum

Endereço: Rua Senador Xavier da Silva, 166 – São Francisco

Data e horário: De 15 de novembro a 11 de dezembro de 2011 (terça-feira a domingo), diversos horários

Preço: A partir de R$10,00