Cinema ganha espaço no Festival de Teatro de Curitiba

Uma seleção de filmes e documentários que tratam sobre o universo teatral é apresentada na Mostra Palco e Platéia

Redação Bem Paraná

A vigésima edição do Festival de Teatro de Curitiba traz o resultado da parceria do Canal Brasil e Cinemateca de Curitiba, a apresentação de documentários que, de alguma forma, dialogam com o teatro, durante a Mostra de Cinema Palco e Plateia e pré-estréia do novo programa do Canal Brasil.

A mostra traz 13 episódios do Camarim, programa dirigido por Gracindo Jr, que traz ícones da cena teatral brasileira revelando seus segredos. A ideia é desvendar os rituais de concentração e preparação, os medos e as expectativas de grandes intérpretes da cultura nacional antes de entrar em cena e lidar com a plateia.

No Festival de Curitiba, estão sendo exibidos os programas com Márcio Libar, Os Clandestinos, José Wilker, Pedro Paulo Rangel, Edwin Luisi, Sérgio Britto, Elisa Lucinda, Cia. Atores de Laura, Rogéria, Maria Clara Gueiros, Ney Matogrosso, Julia Lemmertz e Isabelita dos Patins. Ainda dentro da programação, o Canal Brasil selecionou quatro programas ligados às artes cênicas produzidos.

Também fazem parte da mostra Palco e Plateia cinco documentários sobre grupos teatrais e a construção de espetáculos e história do teatro. BR-3 – O Documentário reconstitui a história da construção do Teatro da Vertigem, que é uma referência no teatro experimental brasileiro. BR-3 – A Peça se concentra no processo de criação da peça homônima, encenada pelo grupo às margens do Tietê. A dura rotina de ensaios de bailarinos e bailarinas da São Paulo Companhia de Dança está registrada no documentário de Evaldo Mocarzel, que leva o nome da companhia. O diretor estará presente e fará a apresentação de seus trabalhos em duas oportunidades no Festival de Curitiba.

A história do teatro paranaense também estará em exibição com Teatro Político, uma História de Utopia, documentário de Túlio Viaro. Também assinado por um paranaense, o filme Morgue Story: Sangue, Baiacu & Quadrinhos de Paulo Biscaia terá o lançamento em DVD na programação. A obra virou filme a partir da montagem teatral da companhia Vigor Mortis.

O Grupo Galpão, que estreia novo espetáculo na Mostra 2011 do Festival de Teatro de Curitiba, participa também da mostra Palco e Plateia, com Moscou, de Eduardo Coutinho. O documentário apresenta o processo de criação cênico, a partir dos ensaios da peça As Três Irmãs, de Anton Tchekhov. O grupo debaterá o processo e a experiência com o filme e com o novo espetáculo no dia 10 de abril (domingo), antes da última sessão do filme.

A única apresentação com entrada paga é Insolação, filme do diretor Felipe Hirsch e Daniela Thomas, que terá apresentação de Murilo Hauser, da Sutil Companhia. O grupo também faz parte da Mostra, com o espetáculo Trilhas Sonoras de Amor Perdidas, que teve sua pré-estreia no Teatro Bom Jesus – reinaugurado no Festival de Curitiba.

Serviço:

Exibição Programa Camarim – Canal Brasil
Data e horário: 6 de abril (quarta) às 18h*
*Nessa data haverá a exibição conjunta de Teatro Político, uma história de utopia e programa Camarim.

BR-3 – O Documentário
Datas e horários: 4 de abril (segunda) às 18 e dia 05 de abril (terça-feira) às 20h.
Apresentação com o diretor do filme, Evaldo Mocarzel, dias 4 e 5 de abril às 19h30

BR-3 – A Peça
Datas e horários: 4 e 5 de abril (segunda e terça) às 15h45
Apresentação com o diretor do filme, Evaldo Mocarzel, dias 4 e 5 de abril às 19h30

São Paulo Companhia de Dança

Datas e horários: 4 de abril (segunda) às 20h, 5 de abril (terça) às 18h, e dia 6 de abril às 15h45
Apresentação com o diretor do filme, Evaldo Mocarzel, dias 4 e 5 de abril às 19h30

Teatro Político, uma história de utopia
Data e horário: 6 de abril (quarta) às 18h*
*Exibição conjunta de Teatro Político, uma história de utopia e programa Camarim.

Morgue Story: Sangue, Baiacu & Quadrinhos
Datas e horários: 6 de abril (quarta) às 20h e 7 de abril (quinta) às 15h45

Lançamento em DVD com apresentação do diretor Paulo Biscaia
Data e horário: 6 de abril (quarta) às 19h30

Moscou, de Eduardo Coutinho
Datas e horários: 07 de abril (quinta) às 18h e 20h e dia 10 de abril (domingo) às 15h45

Debate com Grupo Galpão
Data e horário: 10 de abril (domingo) às 15h

Insolação

Datas e horários: 8 e 9 de abril (sexta e sábado) às 15h45, 18h, 20h** e no dia 10 de abirl (domingo) às 18h e 20h
**O filme permanecerá em cartaz nos mesmos horários, com exceção do dia 10, até o dia 21 de abril.

Apresentação de Murilo Hauser, da Sutil Companhia
Data e horário: 8 de abril (sexta) às 19h30

As sessões da Mostra de Cinema Palco e Plateia  acontecem  na  Cinemateca de Curitiba, com  entrada franca, com exceção de Insolação: ingressos R$5,00 e 2,50.