A sensibilidade e a profundidade da escritora Clarice Lispector é inspiração para a peça Clarice Matou os Peixes, da Cia do Abração, que está em cartaz. A peça, inspirada na obra A Mulher que Matou os Peixes, narra a história de uma mulher que, acidentalmente, matou dois peixinhos vermelhos porque se esqueceu de alimentá-los enquanto escrevia histórias. A peça Clarice Matou os Peixes levanta a questão da relação com os bichos de estimação e o grande tabu entre os espetáculos direcionados a crianças: como lidar com o sentimento da perda.

No palco, três personagens Clarão, Clarito e Esclarecida relacionam entre si quem é o culpado pela morte dos peixinhos e a ligação de cada personagem com os seus animais de estimação. O desafio duplo de levar à cena a dramaticidade e sensibilidade de Clarice Lispector, aliado ao universo infantil, proporciona ao público um espetáculo poético e único.

Cia do Abração – A companhia teatral comemora 10 anos de estrada em 2011, desenvolvendo pesquisa em teatro e dança contemporânea, com resultados em forma de eventos culturais gratuitos, peças teatrais amadoras e profissionais. A noção de teatro para todas as idades vem sendo trabalhada pela Cia do Abração para promover um teatro sem fronteiras, propondo um estado sensível a compreensão da arte a partir da infância.

A fundadora Letícia Guimarães é formada pela Faculdade de Direito de Curitiba, há 26 anos trabalha no teatro profissional, sendo que há 16 anos, trabalha especificamente com o teatro para crianças. Tem formação em Mímica e como atriz ganhou prêmios (Troféu Gralha Azul de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante). Prêmio de melhor atriz em cinema no Festival de Maringá.  Cursou extensão universitária em arte-educação na USP – SP. Como produtora e diretora da Cia. Do Abração ganhou em 2002 o Prêmio Troféu Gralha Azul de Melhor espetáculo. 

Fabiana Ferreira, também fundadora da companhia, é formada pelo curso Superior de Artes Cênicas da PUC. Iniciou seus estudos de dança em 1982 passando por toda formação técnica- ballet clássico, dança moderna, expressão e conscientização corporal. Interessada  na fusão  de linguagens Fabiana busca  através da música , do teatro  e da dança, o material necessário para formatar suas oficinas de dança contemporânea e preparação corporal para atores. Ganhou os Prêmios Troféu Gralha Azul de melhor atriz e atriz revelação. Como produtora da Cia. Do Abração ganhou em 2002 o Prêmio Troféu Gralha Azul de Melhor espetáculo. 

SERVIÇO

Local: Sala Raul Cruz – sede da Cia. do Abração

Endereço: Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725, – Bacacheri

Data e horário: De 4 de junho a 10 de julho de 2011– sábados às 18h e domingos às 16h  (exceto dias 2 e 3 de julho)

Preço: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)