A Companhia Silenciosa estreia espetáculo baseado no livro As Mulheres Mais Perversas da História, de Shelley Klein, dia 17 de novembro, no Teatro Novelas Curitibanas. A peça intitulada Florrie, A Importância Extrema fica em cartaz em Curitiba por cinco semanas.
A novela poética inspirou a Companhia Silenciosa para enfrentar a missão de levar as histórias da autora britânica ao palco. O monólogo, o primeiro da história do grupo, e o texto é criado por Léo Glück, também diretora do espetáculo.
O livro, com suas 15 personagens femininas criminosas, retrata uma perturbadora expedição pelos recantos mais obscuros do crime e perversidade humana. As pesquisas sobre as obras macabras das assassinas, suas vidas antes e depois dos crimes, para trazer para a cena uma grande discussão sobre a alma feminina, sua opressão e uma explosão incontrolável de violência.
No palco, a atriz Clarissa Oliveira interpreta Florrie, a assassina que é ao mesmo tempo uma nova personagem e também as 15 mulheres cuja vida de crimes hediondos as fez entrar na lista de As Mulheres Mais Perversas da História.
Nossa proposta não é responder perguntas, apresentar uma moral da história, conta o diretor do espetáculo. Buscamos montar um documentário cênico e poético, que levanta questões como o caráter sexual destes crimes, componentes como a paixão por figuras masculinas que participaram direta ou indiretamente deles, bem como a própria condição de vítima destas mulheres que se tornaram algozes.
São atos violentos que, ao serem cometidos por mulheres, ganham uma nova dimensão. Como pode uma mulher, responsável pela geração da vida, levar a morte de maneira tão sádica? Não queremos nossa Florrie santa ou heróica. Também não queremos nossa Florrie vitimizada. Procuramos uma personagem simplesmente humana. Nos interessa sua poesia, pois desumana ela já é, completa a diretora e autora. A mulher que comete um crime clama por expressão, atenção, cuidado, e, principalmente, por respeito, acrescenta Léo.
Serviço:
Local: Teatro Novelas Curitibanas
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcantti, 1222 – São Francisco
Data e horário: De 17 de novembro a 18 de dezembro de 2011 (quinta-feira a domingo), às 20 horas.
Preço: Entrada franca