Curitiba recebe o projeto “Qual é a Graça?” do Lume Teatro. Serão apresentados os espetáculos “La Scarpetta (Spettacolo Artístico)” e “O Não-Lugar de Ágada Tchainik”, além da demonstração técnica “Anjos Ridículos – O Palhaço e Seus Elementos”.

Fique por dentro do guia cultural de Curitiba no Bem Paraná.

O Lume Teatro, fundado há aproximadamente 25 anos na Unicamp por Luís Otávio Burnier, tem como objetivo ser um centro de estudos e pesquisas da arte de atuar e, por isso, mantém um elenco fixo de atores dedicados à construção de um modo próprio de se pensar e fazer teatro. O grupo busca o “ser ator” através do princípio de se pesquisar o homem e suas relações, desenvolver técnicas pessoais de representação que extrapolem os limites da expressão física e vocal e construir espetáculos de forte expressividade e capacidade de interação com o público. Além das pesquisas entre os membros do grupo, os intercâmbios com outros artistas são uma prática constante, pois permitem o contato com outros modos de fazer e pensar a arte.

Os espetáculos representam diferentes facetas da pesquisa do trabalho de clown e do cômico desenvolvido pela companhia por meio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp.

La Scarpetta (Spettacolo Artístico)” é dirigido por Nani Colombaioni – o fantástico clown italiano, colaborador de Federico Fellini. Tem como temática o palhaço que trabalhando com fracassos transforma seus erros em Spettacolo Artistico. O espetáculo já foi apresentado em ruas, praças e picadeiros de circo na Espanha, Bolívia, Dinamarca, França, México, EUA e Itália.

Em “O Não-Lugar de Agada Tchainik” uma palhaça convida o público a segui-la, junto com seus “companheiros de estimação”, em sua viagem cheia de intempéries, onde a sobrevivência é tudo e cada passo é uma decisão agonizante a ser tomada. Esse trabalho é o resultado de um longo intercâmbio entre o Lume Teatro e Sue Morrison, diretora artística do Theatre Resource Centre em Toronto.

A programação conta também com a demonstração técnica “Anjos Ridículos – o palhaço e seus elementos” com Ricardo Puccetti. A demonstração aborda os aspectos básicos do processo de construção do clown pessoal: os elementos técnicos, as ações físicas, a relação com o público, o ritmo, o uso do figurino e a construção de gags e permite a participação de alguns artistas presentes.