No próximo domingo, dia 20 o Centro Cultural Teatro Guaíra encerra a temporada deste ano com a última edição do projeto “Teatro para o Povo”. Foram realizadas 9 edições com 33 espetáculos, dos quais 6 foram apresentados em municípios vizinhos, os demais nos auditórios do Teatro Guaíra.
Para esta última temporada, estão programados 4 espetáculos, todos com entrada franca. No auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão, às 18h o Balé Teatro Guaíra, Orquestra Sinfônica do Paraná e alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra apresentam “O Quebra Nozes”, um dos sucessos de repertório da Companhia.
No auditório Salvador de Ferrante – Guairinha, às 11h a peça “Compadre Rico e Compadre Pobre”, do grupo Karagoz K promete muita diversão.. No auditório Glauco Flores de Sá Brito – Miniauditório, às 11h a cantora, atriz e compositora, Chiris Gomes faz uma homenagem à Dalva de Oliveira, com o musical “Dalvaneios”.
O espetáculo “Auto da Estrela Guia” será realizado em Antonina, no Teatro Municipal, às 16h.
Os espetáculos:
O espetáculo “O Quebra Nozes”, que será apresentado no Guairão
é mais um dos sucessos do Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná. A montagem é assinada por Carla Reinecke, diretora do Balé Teatro Guaíra, com cenário e iluminação de Carlos Kur, figurinos e adereços de Paulinho Maia e Ricardo Garanhani.
Com música de Tchaikovsky e libreto de Marius Petipa baseado sobre o conto de Hoffmann, conta a mágica história da menina Clara e o seu boneco “Quebra Nozes”, que virá príncipe.
A história acontece durante a Festa de Natal na casa do médico e prefeito da cidade, pai de Clara e de Fritz. Clara recebe de presente de seu padrinho Drosselmeyer um boneco em forma de Quebra-Nozes. Seu irmão rouba seu presente e quebra, mas . Drosselmeyer o conserta.
Depois da festa Clara vai dormir e no meio da noite acorda preocupada com seu brinquedo. E de repente percebe que o boneco toma vida ao mesmo tempo em surgem ratos malvados de todos os lados e uma luta inicia. E o corajoso Quebra-Nozes é o vencedor.
Clara e o Quebra Nozes são transportados para uma terra de magia, onde o boneco se transforma em príncipe e ambos vivem momento de magia e de muita alegria.
No Guairinha a encenação de o “Compadre Rico e Compadre Pobre”, do grupo Karagoz K conta a história entre dois vizinhos muito pobres e muito amigos, que fizeram um acordo. Se um tivesse um filho e o outro uma filha, combinaram fazer de tudo para que os dois namorassem e se casassem.
Um deles acabou virando um fazendeiro muito rico. O outro continuou pobre. Logo nasceram duas crianças. Assim que soube do nascimento do filho do outro o compadre rico faz de tudo para que não se cumpra o combinado.
No Miniauditório, Chiris Gomes, fundadora do grupo “Tuba Intimista” traz ao palco o seu trabalho musical “Dalvaneios”. Ela tem dois discos gravados, o primeiro em 1999, “Dalvaneios”, um tributo à Dalva de Oliveira, como interprete, e o segundo, “na Régis Bittencourt” em 2001 como compositora e a interprete.
Já o espetáculo itinerante, “Auto da Estrela Guia”, que estará na cidade da Antonina, no Teatro Municipal, às 16h. é uma adaptação da história bíblica do nascimento de Jesus apresentando a trajetória da Estrelinha Guia, que entre muitas peripécias conduz os Três Reis Magos para o presépio da Ilha Encantada, onde o povo canta belas canções de natal.
A encenação é feita com bonecos de vara e luva confeccionados com material reciclável. A trilha sonora é executada ao vivo e foi inspirada no cancioneiro popular brasileiro.
Os personagens mesclam figuras arquetípicas clássicas do ciclo natalino de celebração cristã com tipos populares, conduzindo o espetáculo para montagem de um presépio em bonecos, cujos elementos apresentam aspectos de nossa diversidade cultural.
A produção do espetáculo é da Cia. Teatro Filhos da Lua, fundada em Curitiba em 1981.
Texto e direção: Renato Perré. Elenco: Renato Perré, Candiê Marques e Natu Marques. Músicos- Rogério Carvalho e Doriane Conceição. Cenário e figurino- Claudia Gutierrez Santana. Coordenação de produção- Daniel Luz.
Serviço: Teatro pra o Povo. Dia 20, domingo. Guairão: “O Quebra Nozes”, às 18h. Guairinha: “Compadre Rico e Compadre Pobre”, às 11h. No Miniauditório: “Dalvaneios”, com Chiris Gomes, às 11h. Em Antonina, no Teatro Municipal, “Auto da Estrela Guia”, às 16h. Todos os espetáculos são com entrada franca.