Édipo em Colono, texto clássico de Sófocles, dia 27 de outubro no Teatro José Maria Santos, em Curitiba, com temporada até o dia 13 novembro. O ator Antonio Sergio Busnardo destaca que esta é uma estreia inédita no Brasil, foi feita uma leitura na capital paranaense há quase vinte anos.

O elenco é formado por Antonio Sergio Busnardo, Ivo Prati, José Plínio Martins, Helena Portela, Abilio Machado, Veronica Rodrigues, Thiago Almeida, Ronald Pinheiro e Douglas Sartori.

Direção artística e iluminação de Lutero Renato de Almeida, coreografia de Carlos Kur e figurinos assinados por Luis Afonso Burigo. Direção de produção de Aldeia Produções Artísticas e Geanne Saggioratto.

Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona, de Sófocles, é a maior trilogia da Tragédia Grega do teatro universal. O grupo de artistas de Curitiba decidiu montar o texto pela tradição e importância que estas peças representam no repertório mundial. O elenco é formado por jovens atores, encabeçados por atores de grande experiência no cenário nacional, com mais de quarenta anos de exercício.

Édipo em Colono é a seqüência da peça homônima, intitulada Édipo Rei, uma das formadoras da Trilogia Tebana (Édipo Rei; Édipo em Colono; Antígona), de Sófocles. Na opinião da maioria dos críticos do teatro universal esta é maior trilogia da dramaturgia clássica de todos os tempos.

Édipo é um pobre viajante fugindo do seu destino, mas seguindo a maldição que lhe ronda. Ele é aquele que mataria o seu pai, dormiria no mesmo leito de sua mãe e com ela teria filhos.

Tebas é o local de encontro com o seu destino, onde nunca deveria ter pisado. Após a tragédia ele se desespera, cega os próprios olhos e foge a países estranhos, para nunca mais ser visto ou ouvido.

Serviço:

Local: Teatro José Maria Santos

Endereço: Rua Treze de Maio, 655 – Centro

Data e horário: De 27 de outubro a 13 de novembro de 2011 (quarta-feira a domingo), as 20h

Preço: A partir de R$ 10,00