Édipo em Colono tem estreia nacional em Curitiba

O espetáculo é uma adaptação ao texto de Sófocles, e estreia dia 27 de outubro no Teatro José Maria Santos

Redação Bem Paraná

Édipo em Colono, texto clássico de Sófocles, dia 27 de outubro no Teatro José Maria Santos, em Curitiba, com temporada até o dia 13 novembro. O ator Antonio Sergio Busnardo destaca que esta é uma estreia inédita no Brasil, foi feita uma leitura na capital paranaense há quase vinte anos.

O elenco é formado por Antonio Sergio Busnardo, Ivo Prati, José Plínio Martins, Helena Portela, Abilio Machado, Veronica Rodrigues, Thiago Almeida, Ronald Pinheiro e Douglas Sartori.

Direção artística e iluminação de Lutero Renato de Almeida, coreografia de Carlos Kur e figurinos assinados por Luis Afonso Burigo. Direção de produção de Aldeia Produções Artísticas e Geanne Saggioratto.

Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona, de Sófocles, é a maior trilogia da Tragédia Grega do teatro universal. O grupo de artistas de Curitiba decidiu montar o texto pela tradição e importância que estas peças representam no repertório mundial. O elenco é formado por jovens atores, encabeçados por atores de grande experiência no cenário nacional, com mais de quarenta anos de exercício.

Édipo em Colono é a seqüência da peça homônima, intitulada Édipo Rei, uma das formadoras da Trilogia Tebana (Édipo Rei; Édipo em Colono; Antígona), de Sófocles. Na opinião da maioria dos críticos do teatro universal esta é maior trilogia da dramaturgia clássica de todos os tempos.

Édipo é um pobre viajante fugindo do seu destino, mas seguindo a maldição que lhe ronda. Ele é aquele que mataria o seu pai, dormiria no mesmo leito de sua mãe e com ela teria filhos.

Tebas é o local de encontro com o seu destino, onde nunca deveria ter pisado. Após a tragédia ele se desespera, cega os próprios olhos e foge a países estranhos, para nunca mais ser visto ou ouvido.

Serviço:

Local: Teatro José Maria Santos

Endereço: Rua Treze de Maio, 655 – Centro

Data e horário: De 27 de outubro a 13 de novembro de 2011 (quarta-feira a domingo), as 20h

Preço: A partir de R$ 10,00