End e Uma Entre Mil Histórias de Amor

As duas montagens do diretor Rafael Camargo estreiam simultaneamente

Redação Bem Paraná

‘End’ e ‘Uma Entre Mil Histórias de Amor’ são os mais novos trabalhos do diretor e dramaturgo Rafael Camargo.  Os dois espetáculos estréiam simultaneamente no próximo dia 24 de junho (sexta-feira), no Mini Auditório do Teatro Guaíra. Acompanham as montagens uma ambientação inspirada na obra do artista plástico e diretor de teatro Raul Cruz, no hall de entrada do teatro.

Nesta nova empreitada, o autor desenvolve de maneira mais intensa caminhos já apontados nos textos Ana e o Tenente e Anta de Copacabana, mas agora o jogo de espelhos e de possibilidades fica mais claro, mas não menos subjetivo. Os personagens estabelecem uma relação entre cada situação em um contexto mutante.

Em ‘Uma Entre Mil Histórias de Amor’, as relações apaixonadas entre mãe e pai, mãe e filho e os fantasmas que os cercam suspendem e colocam um novo tempo e ritmo em cada momento: a cronologia desmorona diante da poesia e o amor.

Em ‘END’ alguns finais de livros são citados pelo autor como entre atos de um mundo que, girando, descobre que o fim e o começo se fundem e podem ser um só.

Alice , a Serpente e o Coelho jogam com suas experiências de vida através da memória e do acaso. Aqui, passado, presente e futuro caminham lado a lado, desenhando a comédia e o drama na relação com os espectadores.

A peças emergem da inquietude e do desejo de um frescor necessário ao teatro, a busca pela pequena centelha que torna a obra de arte natural e viva. O necessário e apenas o indispensável cabem neste momento. O ator, a palavra, a suspensão. Exercício. Equilíbrio em movimento e o desequilíbrio também.

O brincar de sermos Deuses nos move neste jogo de verdade e faz de conta que é o teatro, e quando a inventada criatura toma vida e segue seu caminho se tornando criador também, então o espelho já não reflete mais e sim projeta a outra imagem que parece idêntica a refletida, mas não é. E o sonho, o sonhado e o sonhador caminham lado a lado e o despertar já não surpreende mais.

Raul Cruz – Na construção deste encontro de artistas de vários segmentos, o grupo se debruça sutilmente na obra do artista plástico e diretor de teatro Raul Cruz. A tal centelha está no seu trabalho o tempo todo.

Na década de 80, Raul fez parte dos grupos Bicicleta e Moto Contínuo, junto com Geraldo Leão, Eliane Prolik, Denise Bandeira, Rossana Guimarães e Mohamed Ali El Assal, entre outros artistas.

Teve importante participação da cena teatral nesta época  escrevendo, dirigindo e na criação de cenários  em peças como A outra  A ponte e Foz realizadas pela Cia. das Índias.

Serviço:

Local: Mini Auditório do Teatro Guaíra

Endereço: Rua Amintas de Barros, s/n

Data e horário: De 24 de junho a 10 de julho (de quarta-feira a domingo) – Uma Entre Mil Histórias de Amor, às 20h e END, às 21h.

Preço: R$5,00 (quartas) e R$20,00 (de quinta a domingo)