Espetáculo da Companhia Brasileira de Teatro estreia nacionalmente no Novelas Curitibanas

A montagem que traz é uma adaptação do texto “Bon, Saint Cloud” da francesa Noëlle Renaude, é inédita nos palcos do país e retrata os pequenos eventos cotidianos de uma família comum

Bem Paraná

Estreia no dia 15 de setembro Isso te Interessa?, no Teatro Novelas Curitibanas. Ficará cinco semanas em cartaz, a montagem que traz a adaptação do texto Bon, Saint Cloud da dramaturga francesa Noëlle Renaude, cuja obra é inédita nos palcos do país.
 
Trata-se de um drama permeado pelo humor, no qual a vida cotidiana de uma família surge como ponto de partida para uma reflexão sobre o tempo. Passam anos, bons pedaços de tempo, vidas. Tudo dentro de uma mesma família. Por meio de uma linguagem na qual os atores vivem seus personagens e também são narradores, um longo período de tempo é condensado, de forma poética e contundente.
 
Com direção de Marcio Abreu, a encenação traz os atores Giovana Soar, Nadja Naira, Ranieri Gonzalez e Rodrigo Ferrarini.  É o mesmo elenco que integrou a premiada montagem Vida, com a qual a companhia venceu prêmios como o Bravo! Bradesco Prime, de melhor espetáculo do ano em 2010, cinco prêmios Gralha Azul e ainda foi indicada para três categorias do Prêmio Shell de São Paulo. A tradução é a adaptação são de Abreu e Giovana Soar.

Em Isso te interessa?, a companhia cria uma espécie de inventário sobre a vida de uma família. O texto, adaptado por Marcio Abreu e Giovana Soar, traz como matéria prima o relacionamento entre pai, mãe, filho, filha, netos e cachorros. Estimulados por um fluxo de narrativa que permeia todo o texto – uma das características do grupo teatral – estes personagens conversam, discutem, interrogam, se provocam.
 
A peça aborda quatro gerações da mesma família. É uma espécie de saga familiar cotidiana, em que o tempo, na forma e no conteúdo, é um dos principais assuntos, conta o diretor, Marcio Abreu.

No afiado jogo teatral, são discutidos temas como o amor, relações humanas, cotidiano, vida, morte e a forma como as pessoas se relacionam com quem as cerca e seu meio. A peça segue a linha de trabalho desenvolvida pela companhia a cada montagem. Uma das características é na atenção especial à potência da palavra, como estímulo à imaginação do espectador e sua participação no evento artístico.
 
Ao mesmo tempo que sugerem os personagens, os atores fazem uma narrativa em terceira pessoa, conta Abreu. Esta linguagem permite, num curto espaço de tempo, percorrer as quatro gerações de uma mesma família.
 
Com esta montagem, a companhia continua também no trabalho que intercala, a cada montagem, criação de dramaturgia própria com a aproximação a novos autores e textos contemporâneos.
 
Serviço:

Local: Teatro Novelas Curitibanas

Endereço: Rua Carlos Cavalcanti, 1222 – São Francisco – Curitiba

Data e horário: De 15 setembro a 16 outubro de 2011 (quinta a domingo), às 20h.

Preço: Entrada franca.