A PIP Pesquisa em Dança, dirigida por Carmen Jorge, inicia no dia 23 de fevereiro temporada de seu mais novo espetáculo, We Cage, que tem como ponto de partida a coreografia Variations V, de John Cage e Merce Cunningham – criada em 1965 e pioneira ao relacionar dança e tecnologia.  ssa interação entre dança e recursos tecnológicos garante novo espaço para a existência da dança, novas inserções, novas relações e é foco do trabalho da PIP desde 2006. Em WE CAGE, a proposta é estudar a obra Variations V e todo o contexto que a envolve. 

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

O resultado é um espetáculo inédito e inovador, produzido com ferramentas atuais como os softwares MAX MSP, Isadora e Live. Eles permitem a interação dos movimentos dos bailarinos com sons, luzes e imagens processadas ao vivo na cena, graças ao uso de computadores e de sensores. 
 
O trabalho de pesquisa, tanto prático quanto teórico, da companhia é árduo. O grupo se preocupa em levantar material bibliográfico e videográfico para embasar a concepção do espetáculo.

Oficina

Os interessados em saber mais sobre o assunto poderão participar da oficina Poéticas Tecnológicas que será oferecida gratuitamente. Entre os conteúdos abordados estarão uma introdução à história da videodança e exercícios práticos de criação de movimento e coreografia para a câmera. 

O espetáculo We Cage é viabilizado com recursos da Fundação Cultural de Curitiba, por meio do edital Produção e Difusão em Dança. Em meados de 2010 fará turnê pela cidade de São Paulo, com o apoio da Fundação Nacional de Arte (Funarte). Saiba mais sobre o projeto acessando o blog www.pipwecage.blogspot.com.

Ficha Técnica

Diretora e coreógrafa: Carmen Jorge
Elenco/Pesquisa de Movimento: Mariana Baptista, Viviane Mortean e Isabela Schwab
Estagiária: Rose Mara Silva
Maestro, compositor, músico e programador do software MAX MSP: Gilson Fukushima
Compositor, músico e programador do software LIVE: Vadeco
Artista visual, programador de novas mídias e VJ: Jim
Design de Luz: Waldo Léon
Operação de Luz: Antonio Nardelli
Design gráfico: Adriana Alegria
Fotografias: Elenize Dezgeniski
Assistente de Produção: Bia Reiner

Serviço
WE CAGE
23 de fevereiro a 14 de março. De terça a domingo, às 20h.
Sessões extras nos dias 13 e 14 de março, às 16h.
Teatro Cleon Jacques (R. Mateus Leme, 4700, Parque São Lourenço).
Ingresso: uma lata de leite em pó.