A partir do próximo dia 11 de setembro, o Boticário promove 18 apresentações gratuitas do consagrado grupo mineiro de teatro de bonecos Giramundo, em diversos pontos de Curitiba e de São José dos Pinhais. Quem não teve a oportunidade de assistir ao espetáculo “Aprendiz de Botiqueiro” realizado no início do mês, durante a 1ª Bienal Internacional do Livro na cidade, pode aproveitar a programação (confira abaixo).

Na peça, os personagens Dr. Botica e seu aprendiz Kioto interagem com o público, levando informações sobre a importância da preservação do meio ambiente (veja fotos). As apresentações ocorrem até 19 de setembro em locais como Jardim Botânico, parques Barigui, São Lourenço e da Fonte, além de escolas municipais.

Essa é a primeira vez que o Giramundo traz para seu espetáculo um personagem de fora de suas histórias de bonecos, o Dr. Botica, criado pelo Boticário. Além das apresentações na capital paranaense, a marca levou o grupo a Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), onde foram realizadas 26 apresentações gratuitas.

O espetáculo – O Aprendiz de Botiqueiro faz parte do Miniteatro Ecológico, série de espetáculos criada pelo Giramundo, que aborda temas do gênero, tendo o teatro de bonecos como linguagem principal e a educação ambiental como propósito.

Tudo acontece quando o Dr. Botica – um mago que expressa a alquimia, o conhecimento, a transformação e o respeito às Leis da Natureza – em seu laboratório, explica ao jovem aprendiz Kioto a importância da conscientização acerca de temas como alterações climáticas, efeito estufa e aquecimento global. Para isso, ele conta a história “O Aprendiz Natural”, pequena fábula ecológica que aborda os principais problemas ambientais da atualidade.

Para a montagem de O Aprendiz de Botiqueiro, que tem direção e autoria de Ulisses Tavares, o Giramundo desenvolveu os personagens da peça (Dr. Botica e Kioto) com base no hand puppet, técnica conhecida por meio da série ‘Muppets Show’, que deixa os bonecos macios e flexíveis, proporcionando movimentos mais soltos e humanos.

Os bonecos – com aproximadamente 50 cm – foram confeccionados com espuma esculpida, tecido e espuma de latéx. “Sempre pesquisamos novos materiais e técnicas para deixar nossos espetáculos ainda mais atrativos”, orgulha-se Ulisses Tavares, diretor artístico do Giramundo.

A utilização do texto ao vivo também é um diferencial para a montagem, pois proporciona maior interação com o público, que pode até dialogar com os bonecos ao longo do espetáculo.

Programação em Curitiba

Dia 11 de setembro
Local: Parque da Fonte
Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 1410 – São José dos Pinhais
Horários: 10h e 14h

Dia 12 de setembro
Local: Comunidade Escola – Escola Municipal Helena Kolody – Curitiba
Endereço: Rua Humberto Bertoldi, 281 – Campo de Santana- Curitiba
Horários: 11h e 15h

Dia 13 de setembro
Local: Jardim Botânico de Curitiba
Endereço: Rua Ostoja Roguski, s/n – Bairro Jardim Botânico – Curitiba
Horários: 10h30 e 16h

Dia 14 de setembro
Local: Escola Municipal Profª. Maria Marli Piovezan
Endereço: Rua Velcy Bolívar Grandó, 105 – Bairro Uberaba – Curitiba
Horários: 10h e 14h

Dia 15 de setembro
Local: Escola Municipal Pró-Morar Barigui
Endereço: Rua Arthur Martins Franco, 1803 – Bairro CIC – Curitiba
Horários: 10h e 15h

Dia 16 de setembro
Local: Escola Municipal Prof. Adriano Gustavo Carlos Robine
Endereço: Rua Vereador Elias Karam, 1060 – Bairro Fazendinha – Curitiba
Horários: 10h e 14h30

Dia 17 de setembro
Local: Escola Municipal São José
Endereço: Colônia Murici – São José dos Pinhais
Horários: 10h e 14h

Dia 18 de setembro
Local: Parque São Lourenço
Endereço: Rua Mateus Leme, esquina com Rua Nilo Brandão – Bairro São Lourenço – Curitiba
Horários: 10h e 14h

Dia 19 de setembro
Local: Parque Barigui
Endereço: entre a BR-277 e a av. Manoel Ribas – Bairros Champagnat e Cascatinha – Curitiba
Horário: 11h e 15h